Blog Layout

Cuidados com o seu veículo ao viajar no final do ano

AVEP Brasil • 7 de outubro de 2021

O final do ano já está chegando! Com isso, todos nós queremos aproveitar uma praia ou ir para algum lugar diferente do que estamos acostumados. Para muitos, isso inclui colocar o carro na estrada. Mas, você sabe quais são os cuidados com o seu veículo ao viajar no final do ano?


É muito importante que, antes de qualquer plano, você coloque a saúde do seu carro em primeiro lugar. Afinal, se o veículo não está bem, não tem viagem. Correto? Quem possui um automóvel há muito tempo sabe o quanto é necessário essas revisões durante todo o ano.


Mas como essas revisões são muitas e você pode se perder, preparamos abaixo uma lista com as principais. Lembrando que pode variar de acordo com a necessidade e modelo do seu veículo. Sem mais delongas, continue a leitura até o final!

Quais são os principais cuidados com o seu veículo?

Abaixo, veja uma lista dos principais cuidados com o seu veículo. Apesar de ficarmos mais atentos quando vamos pegar longas estradas, é importantíssimo que esses cuidados sejam tomados ao redor do ano.


Não deixe de falar com um mecânico de referência para saber qual a periodicidade ideal de acordo com o seu veículo.


Vamos lá?

1. Revisão geral

Não há como fugir da revisão geral. Afinal, os veículos não são máquinas perfeitas e devem passar por um check-up geral periodicamente.


Tudo depende de quanto você utiliza do veículo no seu dia a dia. O parâmetro geral costuma ser a cada 10 mil quilômetros rodados ou a cada seis meses. Mas, para chegar no tempo ideal, é preciso consultar um mecânico de qualidade.


Essa revisão geral pode ser um pouco cara, mas é o famoso “o caro sai barato”. Não pense em economizar nessa etapa, caso contrário, pode pagar bem mais quando colocar o veículo na estrada.

2. Troca de óleo

A revisão do óleo visa regular o óleo de motor, que serve como um lubrificante e tem um papel muito importante dentro do seu veículo. Ou seja, é um componente importante para que toda a engrenagem funcione bem.


Com o tempo, o óleo pode reunir impurezas. O que é totalmente normal, no entanto, quando existem purezas demasiadas, compromete diretamente o funcionamento de outras peças, como é o caso dos pistões, bielas, válvulas e anéis.


Com a revisão, você saberá o estado atual do seu óleo e também se é preciso trocar. Geralmente, essa troca é realizada anualmente.

3. Troca de filtro

A revisão do óleo e a troca de filtro podem ser realizadas na mesma visita ao mecânico. O motivo não é por menos: todas as impurezas citadas acima se alocam no filtro. Caso você realize a troca do óleo, mas não a do filtro, poderá sujar o óleo novo.


Além disso, um filtro sujo também diminui a vida útil do motor. O recomendado é trocar essa peça a cada duas vezes que o óleo for renovado.

4. Revisar a água

O líquido de arrefecimento precisa estar na marca indicada. De todas, essa é uma das revisões mais tranquilas e pode ser realizada sem a ajuda de um mecânico.


No caso de carros que utilizam líquidos específicos, não deixe de consultar o manual do proprietário antes mesmo de tomar qualquer ação. Mais uma vez, qualquer atenção precisa ser redobrada.

5. Freios

Os freios costumam ser revisados no check-up geral, mas não custa nada reforçar. Ainda mais quando falamos de um componente tão importante. O sistema de freios precisa estar equilibrado e sem nenhuma falha (por mais aparente que possa aparentar).


E isso vale tanto para os freios tradicionais quanto para os de mão. Ao pegar estradas longas, tendemos a aumentar um pouco mais a velocidade. Aqui os freios tornam-se quase peça principal, por isso a atenção precisa ser grande.

6. Pneus e estepe

Os cuidados com os pneus garantem com que a viagem seja “suave” e também confiável. Assim, aqueles incidentes que sempre vemos nas estradas, como pneus furados, são evitados.


Antes de sair de casa, pare em um posto de abastecimento e faça a calibração dos pneus. O número ideal varia de veículo para veículo, assim, não deixe de olhar o manual do proprietário.


Confira também se eles estão muito desgastados. Caso esteja, não deixe de substituí-los. Pneus desgastados trabalham mal, impedindo com que estradas muito lisas ou molhadas levem o carro para outras direções.


O mesmo cuidado deve ser tomado com o estepe. Esse pneu reserva pode ser um verdadeiro “quebra galho” caso o incidente citado acima ocorra com você. Preze sempre por pneus de qualidade, pois aqui (mais uma vez) o barato pode sair caro.

7. Alinhamento e balanceamento

Sabe quando estamos puxando o carro para uma direção, mas ele parece não respeitar os comandos? Isso pode ser uma falha no alinhamento e balanceamento. E deve ser mais um item da lista de revisão.


Para somar, essa revisão faz com que os pneus não sejam gastos irregularmente, e melhora a economia de combustível do seu veículo.

8. Bagagem

Mas, se essa lista só fala das revisões necessárias para o carro, o que a bagagem tem a ver com isso? A verdade é que a bagagem e o seu peso pode influenciar — e muito — o comportamento do veículo na estrada.


Por exemplo: excesso de bagagem pode fazer com que o carro fique mais lento e até mesmo tenha dificuldades para subir ladeiras. Para tentar contornar o problema, muitos motoristas forçam o motor, o que pode resultar em uma falha geral.


Além disso, o excesso também pode tampar a visão do motorista, resultando na dificultação de certas manobras. Ou seja: levar apenas o necessário e o peso máximo que o veículo pode suportar.


Gostou de conferir os principais cuidados com o seu veículo ao viajar no final do ano? Aproveite a visita e faça uma simulação do seguro AVEP para proteção do seu veículo. Fique tranquilo, é 100% gratuita! Quer saber mais?
Basta clicar aqui!

Share by: