Os caminhões são automóveis que realizam – com o apoio dos motoristas – atividades de auto esforço. Ou seja, demandam bastante “energia” para funcionar. Nesse caso, estamos falando diretamente do combustíveis. Neste artigo, saiba como otimizar o consumo de combustível nos caminhões.
Você já parou para pensar neste tópico? Apesar de cada modelo apresentar uma necessidade distinta, que um bom caminhoneiro sabe qual é, boas práticas podem fazer com que o consumo seja reduzido, excluindo a necessidade contínua de reabastecer.
Em um aspecto econômico no qual o preço do combustível – seja diesel ou gasolina – está aumentando mês após mês, ter essas boas práticas não é benéfico apenas para o veículo, mas também para o bolso dos próprios caminhoneiros e contratantes.
Quer entender um pouco mais como otimizar o consumo de combustível nos caminhões? Basta seguir a leitura até o final!
Antes de partirmos para o principal tópico do texto, que tal saber uma curiosidade? Você sabe qual é o caminhão mais econômico do Brasil?
A medalha de ouro fica para o modelo Scania R500. E esse resultado não foi tirado do nada. Várias avaliações foram feitas, como, por exemplo, duas etapas de avaliações, enfrentando um teste de 350 km com 40 toneladas e circulando com uma velocidade média de 80 km/h.
O resultado final demonstrou que o veículo precisa consumir cerca de 24,92 litros de diesel a cada 100 quilômetros percorrido, mostrando uma maior autonomia de combustível em comparação aos outros.
Você sabe qual é esse modelo ou até mesmo o utiliza nas estradas? Se sim, deixe nos comentários se você acredita que ele é realmente econômico como os resultados demonstraram.
Se você é um caminhoneiro experiente, já sabe a média de combustível necessária para que o veículo ande por um determinado trecho em quilômetros. Se esse número sair do normal pode ser resultado de um mau uso do veículo nas estradas.
Logo abaixo, descubra o que faz com que o veículo consuma mais do que o necessário para rodar:
Não calibrar regularmente os pneus faz com que eles fiquem mais aderentes ao chão, é quase como andar levemente freando. Aí o motor precisa trabalhar com mais força para deslocar o veículo e se usa mais força, gasta mais combustível. Especialistas afirmam que o consumo aumenta entre 20 e 25% .
Imagine que você vai caminhar por 5 quilômetros. Com certeza irá gastar uma quantidade X de energia do seu corpo para fazer o trajeto. Agora imagine que você vai fazer os mesmos 5 quilômetros carregando uma mochila de 2 quilos nas costas.
Ainda é possível fazer, seu corpo está preparado para isso, mas vai gastar mais calorias. Agora imagine que a mochila pesa 50 quilos. Você pode até fazer, mas seu corpo não está preparado, então além de possivelmente te causar dores, ainda vai exigir muito mais energia do seu corpo.
O mesmo vale para o caminhão. Segundo o Departamento de Eficiência Energética dos EUA, cada 40 quilos extras impactam em 2% de aumento no consumo de combustível.
São muitos os motoristas que aceleram na estrada e não ligam muito pro limite de velocidade estabelecido, mas se a segurança não barra essa atitude, talvez o bolso barre.
Os veículos têm uma taxa ótima de aproveitamento do combustível entre 40 e 70 km/h, acima disso ele começa a gastar mais. Agora a partir de 88 km/h esse consumo cresce muito, em média 1% para cada 1 km/h a mais. Ou seja, se você subir a velocidade para 100km/l, está gastando 12% a mais de combustível para percorrer a mesma distância.
Chegamos ao ponto alto do artigo. Para descobrir as respostas, basta seguir com a leitura!
Essa primeira dica pode parecer um pouco clichê, mas a verdade é que muitos caminhoneiros não pesquisam bem antes de sair de casa e pegar a estrada. O que é extremamente errado.
Além de correr maiores riscos (por não conhecer o percurso) e possivelmente se perder, pode fazer com que a utilização de combustível aumente, pois o caminhão poderá fazer rotas desnecessárias.
As revisões auxiliam para que os problemas sejam detectados o quanto antes. Por mais que você tenha bons hábitos na estrada, percalços no motor podem fazer com que o combustível seja desperdiçado – ou até mesmo saindo de forma prejudicial ao meio ambiente.
O excesso de carga irregular faz com que seja necessário ainda mais combustível. Por mais que muitos acreditem que levar esse excesso renderá mais dinheiro, a conta não fechará, pois o visor do motor mostrará mais vezes que o combustível está acabando.
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