Os caminhoneiros são conhecidos por desbravarem cada canto do país em seu trabalho, mas, mais do que rodas nos pés e muita vontade de andar por aí, é essencial que os pneus do caminhão também estejam em boas condições para rodar.
É o pneu um dos principais fatores a ditarem o bom desempenho da viagem, a performance, o tempo e a segurança. Por isso, independente da distância que será percorrida ou até das variações de calor e condições da estrada, ele deve ser cuidado com bastante atenção.
Confira nossas dicas para diminuir o desgaste do pneu do caminhão!
Aqui, a máxima “é melhor prevenir do que remediar” é muito válida. Um bom controle sobre os pneus diminuem os gastos futuros que podem surgir com o desgaste mas, principalmente, aumentam a segurança do trajeto.
Então, para driblar a alta abrasividade, os asfaltos precários das estradas e trazer mais segurança e tranquilidade nas viagens, algumas dicas de ouro devem ser levadas em consideração:
O rodízio é uma estratégia comumente utilizada para diminuir o desgaste dos pneus do caminhão. A ideia é trocá-los de lugar, mantendo sempre do mesmo lado. Dessa forma, todos os pneus serão impactados igualmente, aumentando sua durabilidade.
O calor do asfalto, devido ao sol, faz muito mal aos pneus, já que a abrasividade corrói a borracha. Viajar à noite é um ponto positivo e faz com que você potencialize o seu rendimento na estrada.
Mas, atenção! É necessário também estar sempre atento aos limites e normas, não passe da conta no volante e nem coloque em risco sua dirigibilidade.
Uma postura responsável ao volante, mantendo uma velocidade baixa faz com que os pneus durem mais. Essa preservação ainda mantém a segurança nas estradas, trazendo estabilidade ao veículo, ao contrário de freadas bruscas e curvas em alta velocidade que arrastam o pneu no asfalto, provocando seu desgaste.
Lembre-se que a direção defensiva é um dos principais influenciadores da segurança durante o trajeto e, inclusive, pode ajudar na performance do caminhão!
Calibrar os pneus pode parecer um ato bastante óbvio para os caminhoneiros mais experientes, mas ela é uma grande parceira na economia. Se atente a calibragem ideal para cada tipo de caminhão e siga as especificidades para exercer uma melhor direção.
Não é só a cabine que precisa de organização e limpeza. Os pneus acumulam muitos resíduos de óleo, graxa e sujeiras em geral. Limpá-los com regularidade é uma verdadeira “mão na roda” para diminuir o desgaste e você ainda consegue perceber de antemão se há algo pontiagudo ou pedaços de borrachas presos no material.
Como dissemos acima a prevenção é realmente o melhor remédio. Na manutenção preventiva, você assegura a vida útil dos pneus. O ideal é que ela seja feita a cada 15 mil km rodados.
Esse tempo diminui caso a direção esteja puxando para um dos lados ou o veículo esteja trepidando em alta velocidade, nessas situações você deve fazer imediatamente o alinhamento e balanceamento do caminhão.
Existem softwares específicos de gestão de frota que podem ser preciosos aliados no controle da viagem, diminuindo assim o desgaste do pneu do caminhão. Eles servem para monitorar o desempenho e fornecer dados para otimizar o uso dos pneus na estrada.
Escolha a melhor rota
Todas as dicas anteriores podem ser potencializadas se você estudar a rota que irá seguir. O planejamento é uma ferramenta importante que auxilia na escolha do caminho mais seguro, ágil e, consequentemente, mais econômico.
Seguir à risca essas estratégias é uma forma inteligente para conseguir maior durabilidade e também aumentar os lucros no frete, tendo em vista que o gasto de manutenção para viagens será menor se os pneus estiverem bem conservados!
O que achou das dicas da AVEP para diminuir o desgaste do pneu? Conte pra gente nos comentários!
Todo o Brasil. Com sedes fixas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás.
0800-887-1131