Blog Layout

WhatsApp para Caminhoneiro: como usar a ferramenta da melhor forma possível?

AVEP Brasil • mai. 16, 2019

Nos últimos anos, os aplicativos de troca de mensagem têm se popularizado muito no Brasil. O que antes era apenas algo restrito para grupos de jovens passou a figurar, também, na rotina de profissionais conectados a essas novas plataformas de comunicação.


O WhatsApp para caminhoneiros, por exemplo, possibilitou que eles, antes isolados, se comunicassem uns com os outros e em tempo real.


Contar com a mensagem de familiares ou aviso de amigos motoristas, tudo na palma da mão, é de grande valor para quem passa muito tempo sozinho dirigindo pelas estradas do país.


Por isso, se você ainda não utiliza, ou sente que pode usar melhor a ferramenta, conheça algumas razões para aprender a usar o WhatsApp. Vamos lá?


Comunicação no WhatsApp: contato com familiares e amigos


A realidade é que a profissão do caminhoneiro é uma das mais solitárias. Passar mais tempo com familiares é um desejo de muitos motoristas, mas as horas seguidas no volante e as longas viagens os distanciam, fisicamente, das pessoas que gostam. São dias e, às vezes, semanas longe de casa.


Felizmente, a tecnologia permitiu uma aproximação maior com seus entes queridos. Aplicativos de comunicação instantânea, como é o caso do WhatsApp, permitem não apenas a troca de mensagens, mas a realização de chamadas de vídeo e de voz sem custo adicional.


Para ser bem-sucedido em sua profissão, o caminhoneiro precisa manter um bom equilíbrio entre o trabalho e o tempo com familiares. Deixar de lado esse ponto importante pode afetar negativamente a qualidade de vida.


O WhatsApp ajuda o motorista entrar em contato com pessoas (amigos e familiares) com rapidez e facilidade, em comparação ao tempo de escrita e envio de uma carta, um e-mail ou mesmo de ligações para cada uma delas. Até para aqueles que não tem familiaridade com smartphones, o aplicativo é muito intuitivo.


Participação em grupo de caminhoneiros


Os grupos no WhatsApp desempenham um papel vital na vida do caminhoneiro. Ao discutir assuntos da categoria é possível aprender um tópico novo, tirar dúvidas ou identificar oportunidades que podem melhorar o trabalho de um motorista de caminhão.


Nesses grupos, tem sempre alguém disposto a ajudar com a indicação de uma rota melhor, o endereço de um hospital ou um bom lugar de parada. É possível, ainda, encontrar informações sobre recalls, locais com combustíveis mais baratos e até mesmo se distrair com os vídeos engraçados durante as pausas de uma longa viagem.


O aplicativo permite também acompanhar cotações de frete, que você seja notificado sobre cargas disponíveis ou mesmo a respeito de novas oportunidades de fechar negócios.


Além disso, é possível reforçar laços de amizade da categoria e unificar a opinião entre os caminhoneiros em assuntos de interesse comum. Assim, o aplicativo se torna uma ferramenta funcional para que você possa reivindicar os seus direitos.


Por fim, o Whatsapp ainda permite que você compartilhe a localização em tempo real com quem você quiser. Essa pode ser uma funcionalidade útil por questões de segurança e também para informar o contratante sobre onde você se encontra no trajeto.


Consequentemente, o WhatsApp ajuda a tornar as vias mais seguras, a diminuir o estresse e a melhorar a saúde e o trabalho dos caminhoneiros.

Share by: