Quando as coisas estão no eixo, ficamos tranquilos, sossegados! Ligamos o rádio e focamos na estrada e na viagem, não vemos a hora de terminar o trabalho e retornar para casa.

Mas, para que tudo ocorra sem problemas, precisamos manter a revisão do caminhão em dia. E se tem um componente essencial para o equilíbrio do veículo é exatamente o eixo!

Sim! E não estamos falando no sentido figurado.

Com certeza vocês já ouviram falar sobre e, também, já ouviram os termos eixo simples, eixo duplo, rodagem e outros relacionados. Além de ouvir, vocês sabem sobre o que se trata?

O que é o eixo do caminhão

Por mais óbvio que possa ser, vamos elucidar o que é o eixo. Ele é o componente onde são instalados os pares de rodas do caminhão. E, claro, o eixo liga as rodas dos lados do caminhão.

Em veículos com sistemas de eixos duplos ou triplos, um eixo conecta as rodas dos dois lados e a suspensão do caminhão é responsável para suporte para os pneus!

É importante salientar a diferença entre os sistemas de eixo. Vamos lá?

Eixo simples

Quando falamos sobre eixo simples, estamos nos referindo ao componente de apenas uma conexão entre as rodas. Nas extremidades de um eixo simples, podemos encontrar 2 ou 4 rodas!

Eixo duplo – trucado ou tandem

Quando nos referimos aos eixos tandem de rodas duplas, estamos falando de uma composição de dois ou mais eixos consecutivos. Esses eixos tem centos não mais distantes do que 1m e menos do que 2m, ligados a um dispositivo de suspensão – chamado de balancim – responsável por distribuir a carga entre os eixos.

O eixo tandem pode ser duplo, somando 8 pneus. Você pode ouvir falar em eixo tandem, eixo duplo ou eixo trucado.

Eixo duplo não em tandem

Modelo de eixo duplo, com rodas duplas, mas com espaçamento superior a 2 m.

Eixo duplo especial tribus

O eixo duplo especial é também conhecido como tribus. Esse modelo é formado por 2 eixos: 1 conjunto com 4 rodas e outro com 2, totalizando 6 rodas.

Rodagem

A rodagem de um caminhão pode ser simples ou dupla:

  • Simples: o eixo tem apenas um par de rodas;
  • Dupla: são dois pares de rodas em cada eixo.

Eixos e rodagem

É comum lermos por aí sobre a combinação entre eixos e rodagens. Na legislação de trânsito brasileiro encontramos termos como eixo simples com rodagem dupla, eixo duplo com rodagem simples, dentre outras combinações possíveis.

Essas combinações, nós encontramos nas tabelas de peso do DNIT e ANTT. E, sabe por que é importante saber sobre tais combinações?

Segundo os órgãos regulamentares, quanto menos eixos e menor rodagem, menor a capacidade de peso por eixo na hora da pesagem. Por exemplo: um eixo duplo com rodagem dupla tem maior capacidade de peso do que um eixo duplo com rodagem simples.

Para avaliar a capacidade de peso sobre o eixo, é de suma importância que se considere, também, o tipo de suspensão. As suspensões atuais na legislação são a direcional, tandem, não em tandem, especial, e pneumática.

Após a leitura, esperamos que vocês não tenham dúvidas sobre esse componente tão importante e, caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários. 

Esperamos que tenham gostado do conteúdo e que tudo mantenha-se no eixo!

Fique tranquilo, aqui tem AVEP!

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