Blog Layout

Como surgiu associação de proteção veicular?

AVEP Brasil • jun. 21, 2016

Entre financiamentos altíssimos, combustível, manutenção, trocas de pneu, troca de óleo, seguro, entre outras tantas despesas, surgiu entre os caminhoneiros a necessidade de buscar preços mais justos através de uma compra coletiva.


De uma maneira colaborativa, motoristas se uniram em 2004 para conseguir se manter em um mercado em que a demanda de fretes era muito pequena, quando comparada a todas as despesas mantidas por um caminhão.


Consumidores começaram a enxergar, no colaborativismo, a possibilidade de união para conseguir força, conquistar benefícios e preços acessíveis. A partir dessa prática, associados conseguiram melhores condições de negociação com várias empresas no ramo de transporte, dentre elas, a proteção veicular.


Entenda, aqui, o que é a associação de proteção veicular e por que ela é uma opção segura para você.


Mas afinal, o que a proteção veicular tem de diferente do seguro automotivo?


Diante da busca por preços mais acessíveis, associados concluíram que se rateassem as despesas de um acidente e roubo, seria possível proporcionar redução de custos para todos.


E, para conseguir maior quantidade de associados para o rateio de despesas, determinou-se que não haveria critérios de recusa de perfil, tais como tempo de habilitação, idade, endereços, se possui garagem, veículos com mais de 15 anos de uso, etc; fatores que, em geral, influenciam no valor do seguro tradicional.


Outro diferencial foi o atendimento. Usuários de seguro encontravam grande dificuldade na seguradora em reunir tanta documentação, além de longas ligações sem sucesso, falta de retorno, demora no pagamento de indenizações, burocracia para colher dados, etc.


proteção veicular chegou nesse contexto, oferecendo atendimento simples e desburocratizado, focando sempre no bem comum dos associados.


Devido ao foco na ação colaborativa, hoje a associação conta com negociações facilitadas de produtos terceirizados através de parcerias com empresas de cada ramo como rastreamento 24 horas, seguros de acidentes pessoais por passageiro, proteção a terceiros, seguro residencial, descontos em farmácias, oficinas, troca de óleo, combustível, etc.


Uma grande conquista que veio junto ao benefício de proteção foi a assistência 24 horas. Motoristas passaram a contar com socorro de guincho 24 horas, eliminando a preocupação de passar noites em beiras de rodovias.

Associações contam com assistências personalizáveis conforme a necessidade de cada usuário, como destombamento e abrangência em todo território nacional.


É muito importante entender que as associações de proteção veicular não podem oferecer seguros, porque não são regulamentadas pela SUSEP. Elas oferecem preços justos e benefícios que garantem a proteção veicular, com menor custo e menos burocracia, através do rateio dos associados.


É seguro investir na proteção veicular?


Quando se trata da segurança de um bem, é sempre bom ficar atento e pesquisar antes de fazer adesão. Proteção veicular tem alta procura no mercado por ser barata, mas é muito importante fazer uma pesquisa minuciosa, colher dados, informações, depoimento de pessoas que já utilizaram do serviço.


Economizar é sempre bom, porém a pesquisa é fundamental para evitar problemas futuros. Se você deseja se tornar membro de uma associação de proteção veicular, busque informações sobre a entidade.


Afinal, na hora do imprevisto, você precisa contar com quem realmente vai te acolher como associado. No Brasil, existem cerca de dois milhões de placas associadas que já aderiram esse modelo de proteção veicular colaborativa.


E você, o que acha desse tipo de proteção veicular? Conta pra gente nos comentários!

Share by: