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Pode-se usar diesel s-10 em caminhões usados?

AVEP Brasil • 17 de maio de 2021

Desde que começou a ser comercializado no Brasil, o S10 gerou dúvidas nos donos de caminhões usados. Afinal, esse combustível é realmente benéfico? Quais as vantagens? Ou até mesmo: posso utilizá-lo em caminhões usados/que utilizam outro tipo de diesel?


O início do artigo parece ter trazido diversas questões, mas prometemos que todas elas serão respondidas ao final. E acredite: é comum ter essas dúvidas, pois queremos sempre cuidar bem dos nossos tanques, não é mesmo?


Desde o início da sua comercialização, o combustível amarelo-claro foi apresentado como
uma nova solução para quem deseja reduzir a emissão veicular de gases poluentes ao meio ambiente. Existem até campanhas para que os colegas de estrada deixem de utilizar o S500 e migrar para o S10.


Mas, desde já, adiantamos: caso você opte pelo S10, essa troca não deve ocorrer de uma hora para outra e exige extremo cuidado — falaremos melhor mais à frente. Então, se você quer descobrir, de fato, se pode utilizar o S10 em caminhões usados, basta seguir a leitura!

O que é o o diesel S-10?

Antes de partirmos para a discussão central do artigo, que tal entender um pouco mais sobre o diesel S10?


Como citado anteriormente, ele começou a ser comercializado a partir de 2013 no Brasil. Sua chegada por aqui faz parte da
Resolução da ANP 50/2013. A regulamentação diz:


Fica estabelecido, para efeitos desta Resolução, que os óleos diesel A e B deverão apresentar as seguintes nomenclaturas, conforme o teor máximo de enxofre:

I - Óleo diesel A S10 e B S10: combustíveis com teor de enxofre, máximo, de 10 mg/kg.


O seu nome indica as partículas por milhão de enxofre
, que, no caso, são 10. Na prática isso faz com que o S10 seja muito mais limpo e menos poluente. O que é uma ótima notícias, principalmente para os colegas de estrada que se importam com o meio ambiente.


A sua coloração é transparente, variando para uma cor amarelada. Por fim, o S10 tem o cetano igual a 48. Quanto maior a quantidade desse componente, melhor o funcionamento da ignição e da combustão.
Assim, o S10 oferece um desempenho melhor, quando comparado ao S500.


Mas, qual seria a diferença para o S500?

Diferença para o S500

Antes do S10 ser comercializado, o S500 era o diesel mais popular no Brasil. Quando o combustível de 2013 passou a ser comercializado pelos postos, muitos caminhoneiros questionaram: qual a principal diferença entre os dois? Explicaremos.


Bom, a primeira é óbvia e já começa pelo nome. O Diesel Comum, ou S500, quer dizer que há 500 partes de enxofre por milhão. Em um efeito contrário, é
bem mais prejudicial para o meio ambiente.


O S500 possui um número de cetano igual a 42 (em contrapartida de 48, do S10). Na prática, o S500
tem um desempenho menor. Outro ponto negativo é que essa quantidade maior de enxofre faz com que o motor seja danificado mais rapidamente.


Ao final dessa comparação, é preciso deixar algo bem claro:
para os veículos produzidos após 2012, é obrigatório o uso do diesel S-10, por conta da quantidade inferior de enxofre na sua composição. Então não esqueçam disso na próxima ao posto de combustível.

Afinal, é possível utilizar o S10 em caminhões usados?

Essa dúvida é muito recorrente entre os donos de caminhões mais antigos, que foram produzidos antes de 2012. Mas fiquem tranquilos, é possível sim utilizar o S10 em caminhões usados.


A questão é que o motor do caminhão não terá nenhum problema ao receber o S10. Muito pelo contrário! Além de ser benéfico para o ecossistema, fará com que o seu motor tenha um tempo de vida maior.


Ressaltando mais uma vez:
em caminhões produzidos antes de 2012, utilizar o S10 pode ser uma escolha. Agora, para os veículos mais recentes, é uma obrigação!


A partir desse ponto, você já entendeu que o S10 tem mais vantagens e que pode ser utilizado em caminhões usados, então é só trocar o tipo de combustível, certo? Bom, não é bem assim!

Cuidados necessários

Caso você tenha um caminhão fabricado antes de 2012 e utilizava o S500, para fazer a transição para o combustível moderno é preciso alguns cuidados.


O primeiro é ter certeza que o reservatório esteja bem limpo.
Ao trocar o tipo de combustível, o reservatório não pode ter resquícios do S500. O motivo? A mistura dos dois pode resultar no entupimento de bicos, mangueiras e acumular mais sujeiras.


Como o S10 é mais solvente, ao aplicar no caminhão usado, pode dissolver a sujeira acumulada pelo S500 e transportá-la para o sistema de combustível. Essa ação fará com que o dono do caminhão faça reformas extras, o que significa maior custo.


O segundo é não utilizar água na limpeza.
Pode parecer um pouco confuso, mas o diesel S10 possui características higroscópicas, ou seja, tem alta capacidade de atrair água. Por isso, água e umidade devem ser evitadas.


A limpeza precisa ser feita pelo próprio diesel S10, mas para que todo o processo ocorra com sucesso, é imprescindível que seja realizado por um profissional capacitado. Nesse caso “fazer por você mesmo” pode custar bem caro.

 Conclusão

Ao final deste artigo, esperamos que todas as questões iniciais tenham sido sanadas! Até mesmo os colegas de estrada experientes possuem dúvidas em relação ao tema, pois isso é essencial fazer uma leitura atenta deste texto.


O S10 é um combustível moderno e está de acordo com as regulamentações da Agência Nacional do Petróleo. Caso tenha ficado alguma dúvida, veja um resumo abaixo do porque esse combustível ser vantajoso:


como possui menos quantidade de enxofre, polui menos o meio ambiente;



  • faz com que os motores tenha um tempo de vida maior, pois é menos corrosivo;
  • faz com que as sujeiras ocasionadas pelo próprio combustível acumulem menos, porque é mais solvente;
  • é obrigatório nos veículos mais recentes.


Gostou de conferir um pouco mais sobre as especificidades do S10? Continue no nosso blog e confira:
Como a mudança da política de preços da Petrobras afeta os caminhoneiros?

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