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Gere conexão emocional com seu associado

AVEP Brasil • 27 de julho de 2021

Hoje em dia, falar em gerar conexão emocional com possíveis clientes vai muito além de apenas tentar mais uma tentativa de vendas ou de solicitar algum produto. Está diretamente relacionado com a experiência entre duas partes durante todo esse contato.


Trazendo para a ótica dos consultores, como gerar conexão emocional com o seu associado? Como apostar em uma experiência de venda que seja mais humana e também próxima? Essas perguntas podem parecer um pouco complexas, mas, acredite, elas possuem respostas.


Todos nós buscamos muito mais do que comprar ou adquirir um serviço: nós queremos ter nossas expectativas atendidas. 


Para se ter ideia do quanto isso é importante,
58% dos consumidores nunca voltam a usar os serviços de uma empresa depois de uma experiência negativa, enquanto 69% afirmaram que recomendariam a empresa para amigos após uma experiência de atendimento positiva.


Agora que você já tem uma ideia do quanto gerar conexão emocional é importante, confira neste artigo como aplicar na prática do dia a dia de um consultor. Vamos lá?

O que é conexão emocional

A conexão emocional no mundo dos negócios pode ser definida como a criação de vínculos legítimos com os clientes, criando estratégias de relacionamento que ocorram de maneiras que impactarão não apenas nas vendas, mas na reputação dos negócios.


Muitos dizem que hoje estamos vivendo na era da experiência, é fundamental considerar as conexões que a sua marca construirá com os seus consumidores. Apesar do lado racional ter impactos diretos no momento da decisão de compra, são as emoções que geram os vínculos mais poderosos.


Afinal, não podemos negar que todos somos movidos por fatores emocionais. E esses fatores também são decisivos no momento de escolher um produto ao invés de outro.


Por isso muitos compram de marcas mais caras
, pois sabem que, no final, a experiência desde o primeiro contato até o fechamento do negócio foi muito mais prazerosa. Enquanto é benéfico para os clientes, também é para os negócios.

Como um consultor pode gerar conexão emocional com seus aliados?

Nesse ponto, já entendemos o que é conexão emocional e também como impacta positivamente as empresas. No caso dos consultores AVEP, como essa conexão pode de fato se dar?


Bom, existem diversas formas de fazer isso acontecer. O mais importante é ter sempre como objetivo a experiência e satisfação do cliente — nesse caso, do associado. Por isso, ao atuar, um consultor pode aplicar as seguintes práticas:


  • diminuir os canais de comunicação para aqueles que são efetivos e mais diretos;
  • visitar o associado com mais frequência e entender as suas dores;
  • descartar qualquer atrito que pode ocorrer durante as negociações;
  • demonstrar quais são os valores da seguradora;
  • ter uma comunicação que, de fato, impacte o associado.


Dessa forma, os associados não entenderão os consultores apenas como profissionais que tentam vender algo, mas, sim, um colega de profissão, que está alí para deixar a vida de quem roda pelas estradas do Brasil ainda mais fácil.


A questão não é vender um discurso bonito; é demonstrar as vantagens do serviço estando sempre de olho no que o associado quer saber. Apresentando como as soluções fazem a diferença no dia a dia e quando imprevistos ocorrem.

Quais são as vantagens de criar uma conexão emocional?

Confira abaixo as principais vantagens:



  • Na cabeça do seu cliente a sua marca sempre será a principal: isso significa conquistar a preferência do consumidor. Ou seja, se transformar em “top mind”. Por exemplo: sempre que pensar em uma seguradora de veículos, relacionar diretamente com a AVEP;
  • Os clientes viram defensores: além de estarem sempre acompanhando os serviços dos consultores, também divulgarão para seus colegas de profissão, reafirmando sempre que a experiência de contato sempre foi positiva;
  • Cria-se uma comunidade: além de se tornarem clientes, que optar por uma consultoria também criará uma comunidade com outros colegas de profissão que utilizam desse serviço, trocando ideias e novas propostas.

Como começar a criar uma conexão com o associado?

Bom, já que você chegou nessa altura do texto, é o momento de colocar as ações em prática. Existem algumas dicas práticas que qualquer consultor pode aplicar nas negociações diárias. Veja abaixo as principais:

Demonstre sempre empatia

Você deve sempre escutar o associado e demonstrar as soluções que farão a diferença na vida desse profissional. O exercício da escuta é importante e eficiente, pois demonstra que você, consultor, está prestando atenção.

Defina seus canais de comunicação

Se você percebeu que os associados preferem se comunicar pelo WhatsApp (por exemplo), pense em formas de deixar essa comunicação ainda mais clara, criando campanhas e mandando mensagens que o público tem interesse.


Inclusive, caso você precise se ausentar, não deixe de atualizar no próprio app de mensagens quando retornará.

Humanize o processo

Não tenha uma comunicação fria ou robótica com os associados no momento de entrar em contato. Emane a sensação de que eles estão conversando com um humano, que está alí para responder qualquer dúvida.

Demonstre os valores

Aqui na AVEP nós sempre ressaltamos para os associados que: “Seu veículo é muito mais que um instrumento de trabalho ou passeio, é um investimento para toda vida.”


Você, enquanto consultor, precisa reforçar e demonstrar esses valores constantemente, pois eles não foram inventados; fazem parte da nossa essência! Deixe claro para os associados que estamos aqui para o que der e vier.


Ao final, você pode perguntar ao associado qual foi a experiência de toda a negociação, avaliando o seu atendimento e entendendo se a conexão emocional foi criada.


Por exemplo: o cliente está triste ou feliz? Sente-se seguro ou inseguro? Decepcionado ou encantado?


Gostou de conferir como um consultor pode gerar conexão emocional com seu associado? Aproveite a visita e faça seja um consultor da AVEP. Quer saber como? Basta clicar aqui!

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