Quem é caminhoneiro sabe: dirigir pode ser estressante em alguns casos, principalmente quando há perda de tempo. Por isso, é preciso ter em mente que sempre que possível, é preciso otimizar o tempo gasto nas estradas com algumas dicas de organização para passar por jornadas mais tranquilas e entregar a carga com mais agilidade.
Por isso, confira a seguir as melhores dicas para reduzir o período gasto nas estradas e reduzir o estresse do dia a dia.
Antes de cair na estrada é essencial planejar as rotas com a ajuda da tecnologia, como o Waze. Sempre que possível escolha as estradas curtas e com a melhor infraestrutura, de acordo com as informações trocadas entre irmãos de estrada e mostradas na mídia.
Dirigir por estradas bem asfaltadas garantem a redução de tempo gasto viajando e traz mais segurança. Todos esses fatores resultam em uma viagem mais tranquila.
As viagens durante feriados ou em época de férias tendem a ser mais lentas devido ao grande volume de veículos nas estradas. Por sua vez, as filas para pedágios também ficam longas, e para evitar essa situação prefira usar tags de pedágios para passar por essas filas com mais rapidez.
Muitas empresas que promovem esse serviço possibilitam a adição de créditos na medida em que o motorista passa pelos pedágios. Dessa forma, não é preciso pagar nada ao passar por essas paradas.
Outra dica de organização que ajuda a otimizar o tempo gasto nas estradas é a manutenção do veículo. Especificamente, estamos falando da manutenção preventiva, que além de garantir a sua segurança e a dos outros condutores, garante a segurança da carga.
Por isso, certifique-se de que o caminhão está com todas as manutenções em dia. No caso dos motoristas autônomos essa questão se torna uma preocupação a mais para ser gerida. Entenda:
o caminhão é o seu instrumento de trabalho
e a manutenção preventiva surge como uma prevenção ao desgaste e possíveis prejuízos. E, no final das contas, aumenta a vida útil do veículo, além de ser mais barato que a manutenção corretiva.
Adicionalmente, dirigir com peças desgastadas aumenta o consumo de combustível, visto que o preço do combustível . Mas, ainda sim, o pior cenário seria ficar sem o veículo durante o tempo de reparo, concorda? Mas lembre-se: sempre vá aos mecânicos de confiança.
Já ouviu falar em ergonomia? Esse termo fala sobre a área do conhecimento que estuda a relação entre o profissional e seu ambiente de trabalho. Adicionalmente, o termo estuda maneiras de melhoria dos instrumentos de trabalho para que o profissional tenha melhores condições de exercer sua atividade.
Qualquer setor pode implantar esse estudo, principalmente o de transporte. Aqui, a ergonomia ajuda o caminhoneiro a melhorar o desempenho de viagem de acordo com a posição da coluna do profissional. Sabemos que o tempo sentado é longo e as dores nas lombares e pernas são comuns e caso as mesmas posições sejam mantidas por muito tempo a tendência é que a queixa se transforme em algo mais grave.
A ergonomia zela pela saúde e bem-estar e por isso, algumas atitudes pode ajudar, confira:
Realizar qualquer ação com sono, principalmente no trabalho, não é nada agradável, certo? As exigências sobre os caminhoneiros não são poucas e os transportes urgentes podem acontecer a qualquer momento. Apesar de ser comum, não deveria ser liberado, mas já que essa é uma realidade, o caminhoneiro pode se proteger, sabe como? Descansando!
Uma boa noite de sono repõe as energias, melhora os reflexos e mantém o corpo em pleno funcionamento.
Com isso, acidentes podem ser evitados e o foco é mantido durante todo o trajeto. Por isso, nunca abra mão dos momentos de descanso e repouso. Lembre-se de sempre respeitar os limites do seu corpo.
E então, as dicas de organização para viagens mais ágeis foram úteis? Que tal conhecer mais dicas, mas dessa vez a
AVEP Brasil
está se referindo aos
melhores aplicativos de celular para ajudar no dia a dia do irmão de estrada. Confira no nosso blog já!
Todo o Brasil. Com sedes fixas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás.
0800-887-1131