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Consultor: aprenda princípios básicos de marketing digital para atrair mais associados

AVEP Brasil • 28 de junho de 2021

Um bom consultor deve estar sempre à frente dos seus negócios, utilizando as melhores ferramentas para atrair cada vez mais associados. Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre como o Marketing Digital pode auxiliar nessa empreitada.


Como é de amplo conhecimento, lidar diretamente com caminhoneiros é uma ação que precisa de tempo e paciência. Afinal, estamos falando de uma das atividades econômicas
mais lucrativas e essenciais para o Brasil. Estar atualizado com boas práticas de comunicação auxiliará qualquer consultor a fechar bons negócios.


Pensando nisso, decidimos trazer neste artigo alguns princípios básicos de marketing digital para os consultores atraírem ainda mais associados. Se você se interessou pelo assunto, basta continuar a leitura para saber tudo!

Antes de tudo, o que é Marketing Digital?

Consultor, eu tenho certeza que você já ouviu falar sobre marketing digital, mas você sabe de fato o que é? Caso a resposta seja negativa, explicaremos logo em seguida.


Esta vertente do Marketing é bastante ampla. Isso porque, com ela,
é possível criar um relacionamento mais próximo com o público consumidor. Ela tem o poder de divulgar uma marca e, ainda, acompanhar o cliente por todas as etapas da trajetória de compra. 


Com o marketing digital, é possível acompanhar seu consumidor desde o momento em que ele conhece uma empresa até o pós-venda. Nessa hora é quando são implementadas ações que visam a fidelidade e o compartilhamento de conteúdo institucional.


Tudo pode ser acompanhado por meio de um funil de vendas e por meio de métricas que indicam a satisfação do seu cliente — e que, consequentemente, as suas estratégias estão funcionando?


Esse funil de vendas é separado por três funis, sendo:



  • Topo do funil: tomada de consciência
  • Meio do funil: procurando a solução
  • Fundo do funil: fechamento da compra

Quais são os princípios básicos de marketing digital para consultores?

Agora que você já sabe um pouco sobre o que é marketing digital, chegou o momento de descobrir os seus princípios básicos e também como pode ser benéfico para consultores. Vamos lá?

1. É uma forma de comunicação assertiva

O marketing digital deve ser encarado como uma maneira de levar a sua comunicação para novos públicos. Utilizando bem as estratégias, um consultor consegue ter contato com diversos associados, ao redor do Brasil.


E existem diversas fórmulas de fazer isto, uma das principais é por meio de conteúdos ricos. Esses contents podem ser feitos em forma de texto, vídeo, e-books interativos ou até mesmo pequenas mensagens que são enviadas pelo WhatsApp — por exemplo.


O principal é manter essa comunicação rolando e engajar constantemente a audiência. Quanto mais você educa o seu público, mais eles te enxergarão como uma referência.

2. É possível segmentar clientes

A segmentação de clientes é muito importante, pois esses possuem características e necessidades diferentes. Esse aspecto pode acontecer por diversos motivos, como: faixa etária, comportamentos, região ou até mesmo visão de empreendedorismo.


Nesses casos, o consultor poderá segmentar as necessidades dos associados (e futuros novos clientes) mandando conteúdos que são relevantes para cada um. Por mais que, na prática, o processo pareça um pouco burocrático, o resultado final valerá a pena!

3. O contato com o público-alvo é assertivo

O público-alvo dentro do marketing digital pode ser definido como “um grupo de clientes dentro do mercado disponível acessível de uma empresa para o qual uma empresa direciona seus esforços e recursos de marketing.”


Se a sua comunicação, no geral, é focada apenas nos associados, você saberá a melhor forma de entrar em contato com eles. Assim, a comunicação ficará fluída e os associados saberão a melhor forma de entrar em contato com seus consultores.

4. É possível monitorar resultados

Um dos princípios primordiais do marketing digital é sempre tomar decisões baseada em dados. Afinal, esses números são de extrema importância para saber se uma determinada estratégia está funcionando ou não.


Então, consultores, se vocês entrarem de vez no mundo do marketing digital, não deixem de monitorar resultados a cada momento. Eles podem ser metrificados em diversas categorias: taxas de clique, número de comentários ou curtidas, quantas interações foram necessárias para fechar um negócio, e muito mais.

5. É possível expandir a rede

Um dos objetivos dos consultores é sempre atrair novos associados, não é mesmo? Em um país tão grande e que utiliza tanto das ferrovias para funcionar, existem novas oportunidades em todas as esquinas — literalmente.


O marketing digital pode ajudar nessa empreitada, utilizando de
processos escaláveis para atingir tal feito — o que significa expandir a comunicação sem necessariamente aumentar o valor estipulado.


Se você é um dos consultores que atuam ao redor do Brasil, não deixe de montar estratégias que podem impactar cada vez mais associados.

6. Utilize as distintas redes sociais

Existe um marketing voltado para cada tipo de rede social. E com a expansão dessas, não apostar na interação de alguma significa perda de clientes.


E isso é algo que nenhum consultor deseja. Dessa forma, não deixe de utilizar todas as redes disponíveis no mercado, principalmente aquelas que os clientes estão mais adaptados, como é o caso do
Instagram, WhatsApp e Facebook.


Você pode apostar em fazer uma comunicação direta ou até mesmo automatizar alguns processos, o que, mais uma vez, deixa toda a comunicação escalável.

Conclusão

O marketing digital está aí para ajudar qualquer um. E se você acha que o seu público não está preparado para receber novas formas de comunicação, saiba que está completamente enganado.


Utilizando de boas práticas, ferramentas e profissionais capacitados, as chances de atingir novos associados por meio desta estratégia serão bem mais altas!


Agora que você sabe um pouco mais sobre marketing digital e como pode ser benéfico para consultores,
saiba como ser um consultor empreendedor AVEP. Esteja sempre à frente!

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