Blog Layout

Conheça a história dos caminhões FENEME no Brasil

AVEP Brasil • 18 de março de 2023

A indústria de caminhões no Brasil é bastante consolidada, com diversos modelos tecnológicos disponíveis para atender a enorme demanda da nossa frota. Milhões de caminhões enfrentam diariamente as estradas, cruzando o país levando suprimentos para todos os setores.


Décadas atrás, um caminhão específico ficou bastante conhecido. Estamos falando do FENEME. Você conhece a história da fábrica por trás desses caminhões? Se esse assunto te interessou, nos acompanhe nas próximas linhas e boa leitura!

O que é e quando surgiu o FENEME?

A FENEME é uma empresa brasileira que fabrica caminhões militares e que tem origem na década de 1970, durante o regime militar no Brasil. Na época, o governo brasileiro decidiu criar uma indústria nacional de veículos militares para reduzir a dependência de importações.


Assim, em 1971, foi criada a Fábrica Nacional de Motores (FNM), que inicialmente produzia caminhões para uso civil e militar. Em 1975, a FNM foi vendida para a Alfa Romeo, que não estava interessada na produção de veículos militares e decidiu fechar a linha de produção.


Foi então que alguns ex-funcionários da FNM se uniram para fundar a FENEME (Fábrica de Equipamentos e Motores Especiais), em 1977. A empresa começou a produzir caminhões militares, principalmente para o Exército Brasileiro.


Os caminhões FENEME eram projetados para serem resistentes e capazes de operar em terrenos difíceis. Eles eram utilizados em missões de transporte de tropas, carga e suprimentos em áreas de difícil acesso, como a Floresta Amazônica e o Sertão nordestino.

Modelos mais conhecidos

Um dos modelos mais conhecidos da FENEME foi o caminhão Urutu, utilizado pelas Forças Armadas brasileiras por décadas. O Urutu tinha tração nas quatro rodas e podia ser equipado com diferentes tipos de carroceria, como plataforma para transporte de tropas, tanque de combustível ou ambulância.


Além do Urutu, a FENEME também produziu outros modelos de caminhões militares, como o Cascavel (um veículo blindado de reconhecimento), o Guará (um caminhão para transporte de tropas) e o Engesa EE-25 (um caminhão-tanque).

O que aconteceu com a FENEME?

No entanto, a FENEME enfrentou dificuldades financeiras ao longo dos anos, e em 1993 a empresa foi vendida para a multinacional francesa Renault Véhicules Industriels. A nova proprietária manteve a produção de veículos militares por alguns anos, mas em 1998 decidiu encerrar as atividades da FENEME.


Apesar de ter deixado de existir como empresa, a FENEME deixou um legado importante na indústria de veículos militares no Brasil. Os caminhões produzidos pela empresa foram usados em diversas operações militares ao longo das décadas de 1970, 1980 e 1990, e alguns modelos ainda são utilizados pelas Forças Armadas brasileiras.


Em resumo, a FENEME foi uma empresa brasileira que produziu caminhões militares resistentes e capazes de operar em terrenos difíceis. A empresa foi fundada por ex-funcionários da FNM em 1977 e produziu diversos modelos de caminhões, como o Urutu, o Cascavel e o Engesa EE-25. Apesar de ter encerrado suas atividades em 1998, a FENEME deixou um legado importante na indústria de veículos.

AVEP Brasil: a melhor proteção veicular para o seu caminhão

Rodar por todas essas estradas sem uma proteção veicular é um risco que não deve ser cometido.


AVEP Brasil é pioneira no segmento de proteção veicular para caminhões e, hoje, oferta diversos benefícios pensados na realidade do caminhoneiro e de proprietários de veículos leves e vans de carga. Se você está procurando uma solução para rodar tranquilo, saiba que uma boa proteção veicular é indispensável para você.


Para fazer uma simulação, clique 
AQUI e entre em contato com a nossa equipe. Até o próximo texto.

Share by: