Trabalhar como caminhoneiro autônomo tem o seu lado bom: liberdades e maiores lucros. Mas ao mesmo tempo, surge aquela incerteza de demanda com bons fretes, ainda mais em meio a pandemia do novo coronavírus. Então, a pergunta que fica é: como fazer um bom trabalho como caminhoneiro autônomo?
Quando trabalhamos por conta própria, a responsabilidade aumenta, pois precisamos estar por dentro de tudo. Isto é, nas transportadoras, a divisão de responsabilidades para regulamentar um irmão de estrada é dividida entre vários setores. Contudo, o trabalho autônomo precisa saber quais as documentações necessárias, renovações, obtenção dos fretes mais lucrativos no mercado, contribuição previdenciária, exames e muito mais.
Por isso, o artigo a seguir ajudará você, caminhoneiro autônomo, a realizar uma boa gestão de trabalho para obter estabilidade financeira e andar dentro da lei a todo tempo. Continue lendo e descubra como.
Um trabalhador autônomo possui uma independência maior na escolha de fretes e horários de trabalho. Além disso, um trabalho por conta própria torna o profissional como dono do próprio negócio. É como ter uma empresa e ser responsável por administrá-la e ser um funcionário também.
Sendo assim, o trabalho inclui:
Mesmo que o salário de autônomo não seja o mesmo todo mês, vamos concordar que essa modalidade tem as suas vantagens, confira no próximo tópico.
Uma das grandes vantagens é o aumento de lucro, pois não há uma empresa transportadora intermediando o frete com o caminhoneiro. Além disso, não é preciso se preocupar em ser um bom funcionário para o chefe, pois não há superiores e nem horários a serem cumpridos. Apesar disso, é preciso estabelecer um bom ritmo, que se encaixe na sua rotina.
Para trabalhar por conta própria é preciso ter dedicação,
organização e disciplina.
Realizando um bom trabalho por meio de uma boa gestão pode-se conquistar uma ótima qualidade de vida, com menos cobranças e mais tempo com a família. Nesse contexto, confira o que é preciso para ser autônomo.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é necessário obter a CNH nas categorias C ou E, sendo que a primeira serve para caminhões de carroceria única, enquanto a outra para veículos com cavalo mecânico.
De qualquer maneira, todos os motoristas devem possuir a categoria B primeiro, e após um ano de habilitação, sem infrações, é que pode obter a C ou E.
Para obter a
CNH
e transitar em cumprimento com a lei pelas estradas do Brasil é preciso passar pelo exame toxicológico.
Ele é capaz de detectar substâncias ilícitas a partir de amostras de cabelo do condutor.
Essa é a principal ferramenta de um caminhoneiro autônomo. Por isso, o veículo deve oferecer
conforto e economia de combustível
e de manutenção. Mesmo assim, pode-se optar por um caminhão novo ou usado, pois o importante é atender o trabalhador da melhor maneira possível.
O Registro Nacional de
Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC), emitido pela
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), é obrigatório até para os transportadores autônomos, sabia? Ao obtê-lo, não se esqueça de deixar o número em algum local visível do veículo.
Esse é um registro exclusivo dos autônomos, o qual há exigências, como: ser proprietário, coproprietário ou arrendatário de um caminhão e ter no mínimo 3 anos de experiência na profissão.
Todo frete precisa ser acompanhado de contratos
entre o solicitante e o irmão de estrada, sendo esse documento de porte obrigatório nas viagens.
Para contribuir para a previdência, é preciso cadastrar-se como contribuinte individual e pagar uma contribuição mensal com a base de cálculo em 20% do valor bruto recebido pelo frete.
Essa contribuição é importante para obter a aposentadoria, seguro-desemprego, auxílio-doença, salário-maternidade e outros.
Está na lei: a cada 6 horas o condutor é obrigado a parar e cumprir 30 minutos de descanso. Adicionalmente, é obrigatório cumprir 11 horas de descanso dentro de 24 horas. Ser um bom gestor de trabalho também significa saber a hora de parar e descansar, não se esqueça.
Depois de todas as informações de como trabalhar por conta própria, saiba como administrar bem a sua carreira.
O conforto do assento do caminhão, assim como as horas de descanso, uma boa alimentação, alongamento e caminhadas, fazem parte de uma boa gestão de trabalho. Afinal, como é possível trabalhar bem sem um corpo preparado e saudável?
Uma das maneiras mais eficientes de obter um bom lucro nas viagens é programar a rota com antecedência. Procurar rotas mais rápidas ajuda a economizar combustível e chegar ao destino dentro do prazo. Além disso, programar ajuda a evitar pedágios caros, pistas mal conservadas, trânsito parado, acidentes e outros.
Saber
calcular o custo do km rodado
em cada viagem dá a vantagem de reconhecer um bom frete e saber se a margem de lucro será boa. Além disso, lembre-se que há custos como depreciação do veículo, tempo parado aguardando embarques ou na estrada, alimentação e outros.
Anote todos os custos envolvidos em todas as viagens, assim como os ganhos de cada frete. Dessa forma, é possível saber quantas viagens é preciso realizar para alcançar a renda desejada.
A manutenção preventiva chega a ser muito mais econômica que a corretiva, porque previne acidentes e panes. Isso mantém o caminhão funcionando o mais próximo dos parâmetros de fábrica, além de aumentar a vida útil das peças e aumentar o rendimento e autonomia do veículo.
A
direção defensiva deve ser aplicada por qualquer condutor, em qualquer veículo. Até porque nada mais importante que a vida, certo? Por isso, essa é a principal forma de evitar acidentes e conservar o caminhão.
Para preservar a sua principal ferramenta de trabalho, conte com a proteção veicular, como a que a AVEP Brasil oferece. Por meio do rateio colaborativo, pode-se contar com socorro 24 horas, 7 dias na semana para qualquer situação. Para autônomos, a proteção veicular é ainda mais importante, pois geralmente não contam com rastreio de veículo como em transportadoras.
Por isso,
conheça a AVEP Brasil
e saiba como podemos ajudar na gestão do trabalho
autônomo que você, irmão de estrada, realiza.
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