Olá, amigos e associados!
O assunto de hoje não é dos mais agradáveis, mas é essencial o seu debate. Vamos falar sobre tombamento de carretas.
Infelizmente, esse acidente é bastante comum no Brasil. E não é preciso nem procurar na internet – em uma pesquisa no Google, foram achados 184 mil resultados em menos de 1 segundo para a busca “carreta” “tombada”.
Para quem roda pelas rodovias não é raro encontrar com caminhoneiros com suas carretas e/ou caminhões tombados.
Preocupados com a sua segurança, nós da AVEP, vamos conversar com vocês e deixar um alerta: preze pela sua segurança, sempre.
É fácil perceber que, quase sempre, os tombamentos ocorrem em curvas, esteja o caminhoneiro entrando ou saindo dela.
Isso porque quando um veículo de carga entra em uma curva, parte do peso do lado interno (da carga e do próprio veículo) é transferido para o lado externo. Para isso há uma explicação física, que não há necessidade de explicarmos por agora.
Com essa transferência de peso, associada à velocidade com que o veículo entrou na curva, há uma tendência de que a parte interna do pneu perca contato com o solo.
Imagine que o caminhão rodava com o peso distribuído igual sobre os pneus e, ao entrar na curva, uma parte do peso é colocado do lado externo, O que acontece em uma balança quando um dos lados está mais pesado?
Por isso – e tantos outros motivos; é importante a redução da velocidade ao entrar em curvas e manter uma atenção redobrada em trechos sinuosos.
Outra causa comum de tombamentos e, que não necessariamente ocorre em curvas, é fazer manobras bruscas, mesmo que pensadas de formas cautelosas.
Deixar o caminhão ou carreta ir para o acostamento e retornar de forma repentina é uma dessas manobras passíveis de tombamento.
Para quem dirige caminhão-tanque, há outro fator causador de acidentes. É o efeito “slosh”: quando o caminhão não está com o tanque cheio, completo, o balanço do líquido reduz a estabilidade do caminhão.
Claro que a culpa dos tombamentos não é exclusividade da física, há também atitudes de pura imprudência que podem causar gravíssimos acidentes.
Fazer mau uso do pino-rei (peça responsável pelo engate da carreta no cavalo) é uma dessas imprudências: soldá-lo na esperança de prolongar sua vida útil ou apenas virar o pino para usá-lo do outro lado não irá garantir mais tempo de uso, mas sim aumentará a chance de uma tragédia.
Os prejuízos com tombamentos vão desde os materiais e financeiros até mesmo danos físicos. A prudência é com certeza a melhor forma de se evitar acidentes e tragédias de qualquer proporção!
Fique tranquilo, aqui tem Avep!
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