Existem muitos fatores que podem causar um incêndio em um veículo. Nesse sentido, uma boa manutenção é essencial para evitar acidentes mais graves, transtornos e, principalmente, diminuir os riscos de fogo no caminhão.
Quando falamos sobre incêndio veicular, todo cuidado é pouco! Por isso, no post de hoje, vamos destacar tudo o que você precisa saber em caso de fogo no caminhão: quais as principais causas, como evitar e o que fazer quando isso acontecer. Confira!
Na grande maioria das vezes, os principais causadores de incêndios veiculares são as panes elétricas e os curtos-circuitos. As faíscas geradas por esses problemas quando entram em contato com fluídos inflamáveis, podem gerar chamas, iniciando o incêndio.
Por este motivo, uma das regiões mais comuns a pegar fogo em um veículo é a parte interna do capô. Isso ocorre, pois este é o local mais quente e em que fica toda a tubulação por onde passam os fluídos e o combustível, além outros diversos componentes elétricos do caminhão.
Outra causa dos incêndios são cabos e mangueiras que estão gastos ou perfurados. Isso pode causar vazamentos que, quando entram em contato com o motor, podem acabar gerando incêndios ou danos mais graves, como explosões.
Além disso, a idade do veículo é outro fator extremamente importante. Caminhões com mais de 15 anos possuem uma maior probabilidade de incêndio. Isso ocorre porque quando não passam pelas manutenções periódicas, podem ter peças em que o combustível passa ressecadas. Logo, a vibração do veículo, nesses casos, provoca vazamento nas mangueiras, no tanque, em bocais ou conectores.
Outro dos grandes causadores de fogo no caminhão é o combustível adulterado. Principalmente em veículos antigos. Eles não possuem peças e componentes preparados para receber uma gasolina com solventes de borracha, o que diminui a vida útil das peças.
E, finalmente, um fator crítico para o surgimento de incêndios veiculares é a falta de manutenção. Quando ela não é realizada de forma adequada e nos períodos certos, pode provocar todos os outros fatores citados anteriormente. Aqui, não será possível identificar peças ressecadas, componentes eletrônicos que possam causar curtos, cabos ou mangueiras rachadas etc.
A principal forma de prevenir incêndios veiculares você já deve saber: realizar sempre a manutenção preventiva e corretiva do seu veículo. Mas, além disso, existem algumas outras atitudes que podem ajudar a evitar fogo no caminhão. Confira!
O primeiro e mais importante é manter a calma. Ao primeiro sinal de fogo, pare o caminhão em local seguro, desligue o veículo, retire todas as pessoas que estão dentro dele e ligue para o Corpo de Bombeiros.
Em seguida, caso o incêndio seja no motor, pegue o extintor, rompa o lacre e abra uma pequena fresta do capô para abafar o fogo. Nunca abra o capô por inteiro, pois, em contato com o ar, o fogo pode aumentar fazendo com que as chamas causem ferimentos graves. Após controlado, abra o capô por inteiro e tente desligar os pólos da bateria para evitar um novo incêndio.
Caso o incêndio persista, afaste-se do local e aguarde a chegada dos bombeiros. Lembre-se de nunca jogar nenhum líquido no carro ou tentar apagar o fogo com alguma técnica nova ou mirabolante que você ouviu falar.
Agora que você já sabe o que precisa fazer em caso de fogo no caminhão, suas principais causas e como evitar incêndios, lembre-se que prevenir é melhor do que remediar. Então, conte com o apoio de alguém que entende do assunto e conheça mais os serviços da AVEP.
E, se você curtiu o nosso post, as dicas de como prevenir fogo no caminhão e o que fazer no caso de incêndios veiculares, assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!
Todo o Brasil. Com sedes fixas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás.
0800-887-1131