Blog Layout

Fórmula Truck

AVEP Brasil • fev. 22, 2017

O Brasil é reconhecido como um país com um grande número de amantes do automobilismo, isso é inquestionável. E o brasileiro curte realmente a velocidade, tanto que, independente da modalidade do esporte, envolve adrenalina e alta velocidade, há um grande público fiel. Ao mesmo tempo, os apaixonados por caminhões também sempre foram muito numerosos no país, sendo a grande maioria também parte dos apaixonados por velocidade.



E você? Gosta de esportes de velocidades e de caminhão? Hoje, a AVEP quer falar sobre algo que une as duas paixões. 


Leia agora o nosso post sobre a Fórmula Truck!


O início da Fórmula Truck


Apesar dessa paixão por caminhões e velocidade, não foi assim tão fácil juntar os dois. Afinal, estamos falando de veículos grandes e pesados. Colocar grandes caminhões para correr exigiria todo um estudo para adequar as máquinas às severas normas de segurança. Foi esta preocupação que fez com que a Fórmula Truck demorasse um pouco a fazer parte do calendário dos eventos esportivos.


Copa Brasil de Caminhões


A primeira tentativa de se criar uma competição de corrida de caminhões foi em 1987. A Copa Brasil de Caminhões nem bem surgiu e já teve de ser “abandonada” momentaneamente. 


Na sua primeira edição, em 87, um acidente fatal com o piloto Jeferson Ribeiro da Fonseca fez com que toda a logística e segurança do evento fosse repensada. 


Fórmula Truck


Com a fatalidade que atingiu a Copa do Brasil de Caminhões, a categoria quase foi abandonada de vez, não fosse a atitude de um dos pilotos. Aurélio Batista Félix, que também pilotou em 1987, batalhou para que a categoria não fosse abandonada, trabalhando para que os caminhões fossem adaptados de forma a serem mais seguros e próprios para as competições.


Em 1994 começava a tomar forma a Fórmula Truck, com a proposta apresentada por Aurélio Batista Félix de oficializar a categoria. Muito do sucesso e do fato da competição ter saído do papel e se tornado realidade, foi o grande apoio do público que acompanhou uma série de corridas não oficiais disputadas em 1995, que reuniram um público de aproximadamente 15 mil espectadores.


Desta maneira, com o apoio popular e o comprovado avanço na segurança dos caminhões, em 1996 foi disputado o primeiro Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, comprovando-se ser uma competição atrativa ao público e segura para os pilotos. O sucesso segue rendendo frutos a cada temporada, com mais de 20 anos de disputa ininterrupta da Fórmula Truck.


Principais pilotos da Fórmula Truck


Fórmula Truck sempre reuniu grandes pilotos, que ao longo da disputa demonstraram grande habilidade para controlar um caminhão em alta velocidade com destreza e categoria, realizando manobras de encher os olhos do público.


Dentre estes pilotos que marcaram seu nome na história da Fórmula Truck está Renato Martins, primeiro campeão brasileiro de Fórmula Truck, conquistando o título em 1996. Martins ainda repetiu o feito em 2006, quando conquistou o bicampeonato da categoria.


Além de ser bicampeão da categoria, Renato Martins carrega ainda a honra de ser o maior vencedor de Grandes Prêmios na história da Fórmula Truck ao lado de Felipe Giaffone, ambos com 27 vitórias, apenas uma a mais que o terceiro piloto com mais vitórias pela categoria, Wellington Cirino.


Cirino e Giaffone aparecem ainda como os maiores campeões da história da Fórmula Truck, com quatro títulos cada. Wellington Cirino ficou com o título nas temporadas de 2001,2003, 2005 e 2008, enquanto Felipe Giaffone sagrou-se campeão em 2007, 2009, 2011 e na última temporada, em 2016.


A história secreta dos caminhões antigos no Brasil


Principais marcas na Fórmula Truck


Outro fator que contribui muito para a grande popularidade da Fórmula Truck é a presença de grandes marcas presentes nas disputas. Montadoras como MercedesVolvoScaniaFord e Volkswagen estão entre as mais tradicionais da categoria.


Estas marcas têm investido cada vez mais em modelos mais seguros e velozes, atendendo assim tanto às necessidades das equipes e pilotos, que podem tirar o máximo desempenho dos veículos sem descuidar da segurança, quanto atendendo às expectativas do público, que tem visto uma competição com nível cada vez mais elevado.


Quanto aos títulos, a marca que mais vezes forneceu o caminhão ao piloto campeão foi a Volkswagen, com sete títulos, seguida por Scania e Mercedes, ambas com cinco títulos.


AVEP não só curte muito a Fórmula Truck e esportes de velocidade, como apoia diversos eventos esportivos! E um lembrete nosso: curte velocidade e caminhão? Deixe para os pilotos da Fórmula Truck. Nas estradas, respeite as leis de trânsito!


Fique tranquilo, aqui tem AVEP

Share by: