O Brasil é reconhecido como um país com um grande número de amantes do automobilismo, isso é inquestionável. E o brasileiro curte realmente a velocidade, tanto que, independente da modalidade do esporte, envolve adrenalina e alta velocidade, há um grande público fiel. Ao mesmo tempo, os apaixonados por caminhões também sempre foram muito numerosos no país, sendo a grande maioria também parte dos apaixonados por velocidade.

E você? Gosta de esportes de velocidades e de caminhão? Hoje, a AVEP quer falar sobre algo que une as duas paixões. 

Leia agora o nosso post sobre a Fórmula Truck!

O início da Fórmula Truck

Apesar dessa paixão por caminhões e velocidade, não foi assim tão fácil juntar os dois. Afinal, estamos falando de veículos grandes e pesados. Colocar grandes caminhões para correr exigiria todo um estudo para adequar as máquinas às severas normas de segurança. Foi esta preocupação que fez com que a Fórmula Truck demorasse um pouco a fazer parte do calendário dos eventos esportivos.

Copa Brasil de Caminhões

A primeira tentativa de se criar uma competição de corrida de caminhões foi em 1987. A Copa Brasil de Caminhões nem bem surgiu e já teve de ser “abandonada” momentaneamente. 

Na sua primeira edição, em 87, um acidente fatal com o piloto Jeferson Ribeiro da Fonseca fez com que toda a logística e segurança do evento fosse repensada. 

Fórmula Truck

Com a fatalidade que atingiu a Copa do Brasil de Caminhões, a categoria quase foi abandonada de vez, não fosse a atitude de um dos pilotos. Aurélio Batista Félix, que também pilotou em 1987, batalhou para que a categoria não fosse abandonada, trabalhando para que os caminhões fossem adaptados de forma a serem mais seguros e próprios para as competições.

Em 1994 começava a tomar forma a Fórmula Truck, com a proposta apresentada por Aurélio Batista Félix de oficializar a categoria. Muito do sucesso e do fato da competição ter saído do papel e se tornado realidade, foi o grande apoio do público que acompanhou uma série de corridas não oficiais disputadas em 1995, que reuniram um público de aproximadamente 15 mil espectadores.

Desta maneira, com o apoio popular e o comprovado avanço na segurança dos caminhões, em 1996 foi disputado o primeiro Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, comprovando-se ser uma competição atrativa ao público e segura para os pilotos. O sucesso segue rendendo frutos a cada temporada, com mais de 20 anos de disputa ininterrupta da Fórmula Truck.

Principais pilotos da Fórmula Truck

A Fórmula Truck sempre reuniu grandes pilotos, que ao longo da disputa demonstraram grande habilidade para controlar um caminhão em alta velocidade com destreza e categoria, realizando manobras de encher os olhos do público.

Dentre estes pilotos que marcaram seu nome na história da Fórmula Truck está Renato Martins, primeiro campeão brasileiro de Fórmula Truck, conquistando o título em 1996. Martins ainda repetiu o feito em 2006, quando conquistou o bicampeonato da categoria.

Além de ser bicampeão da categoria, Renato Martins carrega ainda a honra de ser o maior vencedor de Grandes Prêmios na história da Fórmula Truck ao lado de Felipe Giaffone, ambos com 27 vitórias, apenas uma a mais que o terceiro piloto com mais vitórias pela categoria, Wellington Cirino.

Cirino e Giaffone aparecem ainda como os maiores campeões da história da Fórmula Truck, com quatro títulos cada. Wellington Cirino ficou com o título nas temporadas de 2001,2003, 2005 e 2008, enquanto Felipe Giaffone sagrou-se campeão em 2007, 2009, 2011 e na última temporada, em 2016.

Principais marcas na Fórmula Truck

Outro fator que contribui muito para a grande popularidade da Fórmula Truck é a presença de grandes marcas presentes nas disputas. Montadoras como Mercedes, Volvo, Scania, Ford e Volkswagen estão entre as mais tradicionais da categoria.

Estas marcas têm investido cada vez mais em modelos mais seguros e velozes, atendendo assim tanto às necessidades das equipes e pilotos, que podem tirar o máximo desempenho dos veículos sem descuidar da segurança, quanto atendendo às expectativas do público, que tem visto uma competição com nível cada vez mais elevado.

Quanto aos títulos, a marca que mais vezes forneceu o caminhão ao piloto campeão foi a Volkswagen, com sete títulos, seguida por Scania e Mercedes, ambas com cinco títulos.

 

A AVEP não só curte muito a Fórmula Truck e esportes de velocidade, como apoia diversos eventos esportivos! E um lembrete nosso: curte velocidade e caminhão? Deixe para os pilotos da Fórmula Truck. Nas estradas, respeite as leis de trânsito!

Fique tranquilo, aqui tem AVEP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *