Blog Layout

Veja 6 cuidados com o caminhão para seu dia a dia

AVEP Brasil • jul. 17, 2017

Quem trabalha na estrada sabe como são importantes os cuidados com o caminhão. O dia a dia corrido, sempre em busca de cumprir os prazos de entrega, não pode ser desculpa para você deixar seu instrumento de trabalho de lado. 



E não é só isso: a falta de manutenção básica pode levar o caminhão a apresentar problemas na estrada e os riscos de um acidente são grandes. 


Por isso, veja alguns cuidados que você deve ter para que o seu caminhão esteja sempre funcionando perfeitamente:


1. Drenagem do tanque de combustível


Quando submetido a uma grande variação de temperatura, o óleo diesel costuma produzir umidade em excesso. A água que se acumula pode criar pontos de ferrugem no interior do tanque, acelerando o desgaste do material. 

Para evitar esse problema, sempre que você viajar para locais com climas muito úmidos, procure realizar a drenagem do tanque na volta. 


Uma maneira de minimizar este problema é procurar manter o tanque sempre o mais cheio possível. 


2. Troca e manutenção das luzes e lanternas


As luzes são muito importantes, principalmente se você viaja à noite. Muitas pessoas costumam se preocupar mais com o conjunto dos faróis dianteiros, mas se esquecem do restante. 


O problema é que as luzes traseiras sinalizam os movimentos do caminhão para os outros motoristas e, se não estiverem funcionando corretamente, podem causar acidentes graves, além de gerar multas. 


3. Calibragem dos pneus


Na hora de verificar a pressão dos pneus, esqueça a velha marreta. Procure um calibrador eletrônico, muito mais preciso e seguro. 


Para que seus pneus durem bastante, não rode com peso excessivo e procure fazer o rodízio no prazo indicado pelo fabricante. 


4. Troca das borrachas dos limpadores de pára-brisas


As palhetas dos limpadores de pára-brisa começam a perder eficiência a cada 8 meses de uso. No máximo em um ano você precisa trocá-las. A falta de visibilidade é uma das principais causas de acidentes em estradas. 


5. Checagem do nível de óleo


As trocas de óleo devem ser realizadas a cada 5 mil quilômetros. Se esse prazo for muito extrapolado, o lubrificante começa a engrossar e perder eficiência, fazendo com que o motor se esforce mais para manter a rotação. 

Além disso, o óleo precisa aderir às peças metálicas para diminuir o atrito entre elas e isso só ocorre quando o lubrificante está dentro da sua validade. 


6. Manutenção do sistema de freios


sistema de freios de um caminhão é mais complexo do que o dos carros de passeio. Além de ficar atento à validade das pastilhas, é preciso verificar constantemente o estado das lonas, que também se desgastam. 

Outro aspecto importante é em relação à pressão do sistema hidráulico. Qualquer vazamento pode levar a uma perda dos freios e, na estrada, isso pode ser fatal. 


Para preservar o seu caminhão, prefira rodar sempre engrenado e maneire na velocidade durante a viagem. 

Esses cuidados com o caminhão são básicos e devem estar no seu check-list do dia a dia. Assim você garante a vida útil do seu instrumento de trabalho e a sua segurança na estrada!


Se tiver gostado deste conteúdo, então acompanhe a nossa página no Facebook e nosso blog para ter mais dicas como essas! 

Share by: