Blog Layout

Vantagens do alongamento e do encurtamento de chassi para caminhões

AVEP Brasil • jun. 14, 2017

Para quem nunca ouviu falar sobre esses procedimentos, podem surgir àquelas dúvidas:

“Isso é legal?”, “Eu vou perder a garantia do meu caminhão?” e “Quem vai fazer isso para mim?”.



AVEP Brasil vai, não somente responder as suas perguntas, como também irá apontar as vantagens do alongamento e do encurtamento de chassis de seus caminhões!


Os procedimentos


Então, antes de mostrarmos os benefícios dos procedimentos, vamos deixar você tranquilo com relação a eles.

Em primeiro lugar, ao fazer o alongamento ou encurtamento, você não perde a sua garantia. Inclusive, as montadoras já aguardam que os caminhoneiros façam tais procedimentos.


Mas é claro que não são feitos de forma aleatória, para isso existe o manual do fabricante para orientar como fazer os processos.


Tanto o alongamento quanto o encurtamento são feitos para atender a necessidade do caminhoneiro, conforme o seu trabalho e a carga a qual transporta. E, claro, a adequação ao serviço deve também respeitar as regras de transporte para cada tipo de carga e baú de caminhão.


vantagem mais evidente é quando o caminhoneiro passa do transporte de cargas leves para maiores, chegando aos veículos extrapesados.


Não é via de regra, mas é muito comum os caminhoneiros, ao adquirirem experiência, aumentar o volume transportado, como se fosse uma graduação da carreira.


É importante que você saiba que os dois procedimentos têm suas vantagens. E sé sobre elas que iremos falar. Já que o aumento do chassi “significa” mais experiência, vamos começar com o alongamento.


Vantagens do alongamento de chassi para caminhões


1 – Aumento do volume de carga


Como dizemos acima, é óbvio que com o aumento do chassi, você passe a desfrutar de mais espaço para acomodar um baú maior. Com um volume de carga maior, a chance de obter lucro com o transporte também se amplia.


2 – Maior capacidade de peso


Você poderá aumentar o peso transportado, conforme os eixos do seu caminhão. Mas, atenção: para isso é bom verificar se não haverá necessidade de colocação de mais eixos para facilitar a distribuição de peso.


3 – Adaptação


Como dito acima, os caminhoneiros, em sua maioria, começam trabalhando com cargas menores e mais leves. Com o alongamento de chassi, o motorista estará apto a “subir na carreira” e transportar cargas maiores e mais pesadas.


Essas dicas são, basicamente, para aqueles que almejam transportar muita carga em uma única viagem. Vale ressaltar também que muitos que optam por esse procedimento fazem viagens mais longas, interestaduais, por isso a vantagem em carregar um baú maior.


Mas há aqueles que preferem viajar mais vezes, por distâncias menores. E aí, o caminhão enorme já não é tão vantajoso.


Vamos ver, agora, as vantagens para quem opta em reduzir o chassi do seu caminhão:


Vantagens do encurtamento de chassi


1 – Manobrar o caminhão


Essa é, talvez, a vantagem mais dedutível. Com um baú menor, fica mais fácil para manobrar o caminhão e encontrar vagas nos estacionamentos ou nas ruas.


2 – Mais velocidade


Essa vantagem, é claro que você fará uso com parcimônia, não é? Com um veículo menor, a velocidade alcançada nas estradas pode ser maior, gerando dinamismo nas entregas.


E claro, com um caminhão menor, o peso transportado será menor.


3 – Manutenção


É claro que quanto menor o veículo, menor será o custo com manutenções. A preocupação com o veículo será basicamente checar os eixos de forma regular, calibrar os pneus e verificar se o baú não apresenta nenhum dano.


Agora que você já sabe que pode alongar e/ou encurtar o seu caminhão, conte para a AVEP qual procedimento você já fez ou irá fazer!


Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões. Não deixe de compartilhar o artigo entre seus amigos!

Fique tranquilo, aqui tem AVEP!

Share by: