Caminhoneiros sempre buscam maneiras de complementar a sua renda, seja através do frete de retorno ou trabalhando diretamente com empresas fixas. Para quem ainda não está familiarizado com a rotina da estrada e os serviços possíveis, fica mais difícil compreender como o mercado funciona. E, uma das dúvidas é: qual a diferença entre uma transportadora e uma agenciadora de cargas?

Para responder a essa pergunta, preparamos o artigo onde você descobrirá as vantagens de cada uma e suas diferenças!

Como funciona a Transportadora?

Lidar com uma transportadora requer um passo a passo para o processo ser concluído. Geralmente, o primeiro e mais difícil passo é a contratação da transportadora. Para isso, a pesquisa tem que ser minuciosa. É necessário principalmente indicações e referências de um bom trabalho.

A partir disso, se inicia a etapa de cotações e negociações sobre a carga.

Após o contrato fechado, começa a fase de documentação. Todos os procedimentos burocráticos como notas fiscais, pagamentos de impostos (que alguns ficam a cargo da transportadora, outros a cargo do embarcador), entre outros.

Por fim, a fase de coleta e translado da carga.

As vantagens das Transportadoras

A principal vantagem de uma transportadora é experiência em desenvolver transportes de maneira ágil e efetiva. Algumas transportadoras já possuem recursos tecnológicos que beneficiam o transporte, melhorando significativamente os benefícios para cliente.

A frota própria do transportador contribui também para a redução de custos do transporte.

O que é agenciamento de cargas?

O agenciamento de cargas é uma forma de condensar a responsabilidade do transporte da mercadoria para uma empresa ou pessoa especializada. O agenciador intermedia a busca por veículos e se certifica de que o produto seja entregue corretamente e dentro do prazo estipulado.

Lá são estudadas as particularidades da mercadoria, as condições do transporte rodoviário, entre outros fatores para que esse processo de transporte seja eficiente e eficaz.

Não necessariamente a empresa ou profissional responsável pelo agenciamento é proprietário do meio de transporte utilizado, sendo assim, ele é fundamental para zelar pela integridade do transporte.

Como é feito o planejamento de agenciamento de cargas?

Quando o agenciador recebe uma demanda, ele é responsável por definir o melhor trajeto, quantos e quais veículos são necessários e mais adequados ao transporte.

O profissional que se dedica a esse trabalho, deve ter conhecimento específico sobre encomendas, como por exemplo, suas fragilidades e dimensões.

O embarcador precisa detalhar sobre a carga para que o trabalho seja realizado corretamente e possa até ser otimizado com algumas medidas.

As vantagens do agenciamento de cargas

  • Redução de custos: agenciadores oferecem soluções personalizadas de acordo com o tamanho da sua empresa, necessidade de armazenamento e tipo de carga. O agenciador consegue administrar melhor o custo e o tempo, uma vez que tem em mãos toda a documentação, os prazos estipulados, tipo de armazenamento, segurança e rastreio da carga.
  • Distribuição inteligente: são feitos estudos sobre possibilidades de transporte alternativo, gerando integração e entregas mais rápidas.
  • Relacionamento: o agenciador geralmente tem um Know-how extenso que pode gerar benefícios para o embarcador. O relacionamento com outros operadores e cargas e transportadoras é uma facilitador.
  • Ferramentas: a empresa responsável por agenciar está em constante atualização de ferramentas que facilitem ou melhorem o custo-benefício do seu trabalho.

Qual a diferença entre transportadora e agenciador de carga?

Embora os dois caminhos sejam feitos por empresas regulamentadas, o serviço prestado pelo agenciador de carga se encaixa no ramo de consultoria.

A transportadora possui frota própria e os agenciadores contam com uma rede de diversos transportadores.

As empresas não são necessariamente opostas, sendo que os transportadores são essenciais para os agenciadores.

A integração entre ambos proporcionam mais qualidade às operações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *