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Tombamento de carretas

AVEP Brasil • abr. 17, 2017

Olá, amigos e associados!



O assunto de hoje não é dos mais agradáveis, mas é essencial o seu debate. Vamos falar sobre tombamento de carretas.


Infelizmente, esse acidente é bastante comum no Brasil. E não é preciso nem procurar na internet – em uma pesquisa no Google, foram achados 184 mil resultados em menos de 1 segundo para a busca “carreta” “tombada”.


Para quem roda pelas rodovias não é raro encontrar com caminhoneiros com suas carretas e/ou caminhões tombados.


Preocupados com a sua segurança, nós da AVEP, vamos conversar com vocês e deixar um alerta: preze pela sua segurança, sempre.


Como ocorrem os tombamentos


É fácil perceber que, quase sempre, os tombamentos ocorrem em curvas, esteja o caminhoneiro entrando ou saindo dela.


Isso porque quando um veículo de carga entra em uma curva, parte do peso do lado interno (da carga e do próprio veículo) é transferido para o lado externo. Para isso há uma explicação física, que não há necessidade de explicarmos por agora.


Com essa transferência de peso, associada à velocidade com que o veículo entrou na curva, há uma tendência de que a parte interna do pneu perca contato com o solo.


Imagine que o caminhão rodava com o peso distribuído igual sobre os pneus e, ao entrar na curva, uma parte do peso é colocado do lado externo, O que acontece em uma balança quando um dos lados está mais pesado?

Por isso – e tantos outros motivos; é importante a redução da velocidade ao entrar em curvas e manter uma atenção redobrada em trechos sinuosos.


Efeito slosh e imprudência


Outra causa comum de tombamentos e, que não necessariamente ocorre em curvas, é fazer manobras bruscas, mesmo que pensadas de formas cautelosas.


Deixar o caminhão ou carreta ir para o acostamento e retornar de forma repentina é uma dessas manobras passíveis de tombamento.


Para quem dirige caminhão-tanque, há outro fator causador de acidentes. É o efeito “slosh”: quando o caminhão não está com o tanque cheio, completo, o balanço do líquido reduz a estabilidade do caminhão.


Claro que a culpa dos tombamentos não é exclusividade da física, há também atitudes de pura imprudência que podem causar gravíssimos acidentes.


Fazer mau uso do pino-rei (peça responsável pelo engate da carreta no cavalo) é uma dessas imprudências: soldá-lo na esperança de prolongar sua vida útil ou apenas virar o pino para usá-lo do outro lado não irá garantir mais tempo de uso, mas sim aumentará a chance de uma tragédia.


Os prejuízos com tombamentos vão desde os materiais e financeiros até mesmo danos físicos. A prudência é com certeza a melhor forma de se evitar acidentes e tragédias de qualquer proporção!


Fique tranquilo, aqui tem Avep!

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