Blog Layout

Adesivo para Caminhão: como retirar sem manchar?

AVEP Brasil • mai. 23, 2019

A aplicação de adesivo para caminhão, entre outros acessórios, tem sido uma prática comum entre caminhoneiros, seja para dar um toque pessoal ao veículo ou para identificar a empresa para a qual trabalha.


Independente do motivo, há de chegar uma hora em que será necessário remover um adesivo antigo.



Embora a remoção de adesivos não seja tão fácil quanto colocá-los, existem algumas dicas práticas que podem tornar o trabalho mais simples, tal que você consiga fazer o trabalho sem danificar ou deixar manchas na lataria ou vidro do caminhão.


Portanto, se você tiver dúvidas sobre a remoção de adesivos do seu veículo, continue a leitura!


O que é necessário para tirar adesivo de caminhão?


Qualquer adesivo para caminhão é removível da lataria ou vidro de um caminhão. Para isso, basta ter um pouco de cuidado, tempo e técnica. Geralmente, as ferramentas e produtos podem ser encontrados em casa. Veja abaixo os principais:


  • secador de cabelo com ar quente;
  • lâmina de barbear ou um estilete;
  • lixa;
  • cartão de crédito ou algo semelhante;
  • toalha de microfibra;
  • esponja;
  • solução de limpeza de vidro;
  • álcool isopropílico.


Dessa forma, tendo os produtos certos e trabalhar com cuidado, é possível retirar qualquer adesivo da lataria.


Como tirar adesivo para caminhão da lataria?


O primeiro passo é limpar o adesivo, tirando a sujeira, principalmente nas suas bordas. Geralmente, a remoção do adesivo funciona melhor depois de uma lavagem do veículo.


Ligue o secador de cabelo no ar quente e o deixe na sua potência mais baixa. Mantenha o secador próximo do adesivo, sem encostar nele, por alguns segundos. Em seguida, lentamente comece a mover o secador pelo resto do adesivo. Aqueça as extremidades do adesivo para se preparar para a próxima etapa.


Com o adesivo aquecido, use um cartão de crédito ou mesmo a mão para removê-lo suavemente. Empurre o cartão de plástico ou lâmina por baixo do adesivo até que ele se separe completamente da superfície do veículo. É normal que o adesivo se rasgue durante o processo de remoção.


Também é possível utilizar uma lâmina de barbear ou estilete. Use uma lixa para remover pontas afiadas da lâmina, que poderiam riscar a pintura do veículo. Porém, ainda assim, com essas ferramentas, o risco de danificar a pintura é maior.


Para adesivos mais antigos ou maiores, é preciso repetir o processo acima algumas vezes. No caso de veículos envelopados, é só usar o secador por menos tempo e ter cuidado redobrado ao passar o cartão sobre o adesivo.


Como tirar adesivos de vidros?


Para remover o adesivo do vidro também é possível utilizar o mesmo processo do secador de cabelo, o cartão de crédito ou a lâmina de barbear.


A diferença é que, no vidro, é possível aplicar uma pressão um pouco maior, se necessário for, para remover o adesivo.


Como retirar os resquícios de cola?


Uma vez que o adesivo para caminhão for removido, continue a utilizar o secador e o cartão de crédito para retirar qualquer resíduo pegajoso remanescente.


Para finalizar a limpeza, utilize álcool isopropílico ou líquido para limpeza de vidros, com a ajuda de um pano ou esponja, e esfregue suavemente a pintura ou o vidro para remover o que sobrou da cola do adesivo.


Lembre-se que essas dicas têm o intuito de ajudar a retirar adesivos de caminhão pequenos ou que possam ser removidos com mais facilidade. Se você estiver inseguro ou acha que pode danificar seu veículo, confie esse trabalho para profissionais qualificados!


Quer saber quais são os principais problemas que o caminhoneiro pode enfrentar na estrada e como resolvê-los? Baixe nosso e-book gratuito!

Share by: