Blog Layout

O aumento de roubo de cargas e dicas para evitar

AVEP Brasil • jun. 20, 2017

Pergunte a qualquer caminhoneiro sobre quais são os principais desafios e perigos da profissão. Temos a certeza que alguns tópicos estarão presentes em todas as respostas. Dentre eles, além da falta de estrutura das estradas, a violência é uma das principais preocupações.


roubo de cargas assola caminhoneiros e produtores que veem seus trabalhos serem levados de forma violenta e, em muitas das vezes, não há recuperação dos bens roubados. E, infelizmente, quem acaba arcando com prejuízos são os trabalhadores. O caminhoneiro, trabalhador que pouco tem uma estrutura profissional de suporte nessas situações, fica a mercê da violência dos bandidos.


O aumento no número de roubos de carga


A crescente no número de roubos de carga não começou agora. Essa triste estatística vem aterrorizando, literalmente, o setor produtivo, há pelo menos, 6 anos.


Somente no estado do Rio de Janeiro, desde 2011, as ocorrências triplicaram. Para você ter uma ideia, em 2016 foram 9.870 registros de roubo de carga. Um recorde negativo para o Estado.


Aliás, o ano de 2016 foi o período em que teve o maior crescimento no número de roubos de carga, foram 4.056 casos a mais que 2015.


Prejuízos


Para mostrar o tamanho do rombo nas contas, no estado do Rio estipula-se que, com esse alto índice de roubo, o prejuízo financeiro, segundo a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), foi de mais de R$ 6 BILHÕES.

roubo de carga não atinge somente os produtores e caminhoneiros, todos nós pagamos pela violência das estradas. Os prejuízos e custos são repassados nos preços em até 20% de alguns produtos vendidos em supermercados, informou a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (Asserj).


No primeiro trimestre de 2017, a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), afirmou que os roubos de cargas do cereal em rodovias do Brasil somam R$ 1 milhão em prejuízos, com quase 500 toneladas roubadas de caminhões de entrega.


Dicas para evitar roubos de carga


Como a gente nunca sabe o que iremos enfrentar pela frente, durante as viagens, é bom estarmos preparados para evitarmos qualquer tipo de incidente. Obviamente que, em situações violentas, é difícil prever as reações – nossas e dos bandidos -, mas mesmo assim, algumas atitudes podem reduzir as probabilidades de roubos.


Antes de viajar:               

        

– Verifique as condições do veículo e seus principais componentes;

– Confira o local de entrega e planeje a melhor rota e os melhores pontos de paradas;

– Saia com o tanque cheio;

– Evite viajar a noite;


Durante a viagem:


– Não dê informações para estranhos, como a rota e carga transportada;

– Não dê caronas;

– Caso a viagem seja à noite, faça comboio com outros caminhões;

– Desconfie de veículos trafegando lentamente por muito tempo, a frente ou atrás do caminhão;

– Faça paradas somente em locais de confiança;

– Não pare para prestar qualquer tipo de socorro, acione os órgãos competentes;

– Só pare para conferir supostos problemas no seu caminhão em locais seguros.


Como a AVEP pode me ajudar



Associados AVEP Brasil contam com o sistema de Rastreamento de Veículos e o Pronta Resposta. São serviços AVEP que pela tranquilidade e comodidade soam como benefícios aos nossos associados.


Com o Sistema de Rastreamento, o associado tem a certeza que está sempre protegido e, em qualquer suspeita de fraude ou roubo, a equipe AVEP Brasil está pronta para intervir.


Em uma situação de roubo, a AVEP tem uma equipe que irá trabalhar para que o roubo não se concretize ou, em casos que o roubo seja confirmado, o Pronta Resposta irá a campo para investigar e encontrar o caminhão que foi levado. Recentemente, o Pronta Resposta auxiliou a Polícia Civil a desarticular uma quadrilha de desmanche de veículos (veja essa história clicando aqui!).


Enquanto os caminhoneiros lidam com a árdua missão de transportar a economia do país, enfrentando percalços diários, a AVEP Brasil oferece serviços e benefícios para que o desgaste seja o mínimo possível e que nossos associados possam preocupar-se apenas com o trabalho bem feito!


Conhecer os serviços da AVEP Brasil lhe mostrará o quanto menos preocupante pode ser a sua viagem. Através da simulação, você verá o quão simples é adquirir essa tranquilidade.


Fique tranquilo, aqui tem AVEP!

Share by: