“Já rodei o meu país inteiro / Como bom caminhoneiro / Peguei a chuva e cerração / Quando chove, o limpador desliza / Vai e vem no para-brisa / Bate igual meu coração” 

Acostumados tal qual a letra do compositor John Hartford, cuja versão clássica de Roberto e Erasmo Carlos ganhou a voz de Chitãozinho e Xororó anos depois, os bons caminhoneiros sabem das dificuldades que esta profissão reserva diariamente e, também, do lado bom de apreciar as mais bonitas paisagens, as mais inesquecíveis amizades e histórias que só a estrada pode proporcionar.

E, como companhia de uma jornada, não pode faltar duas coisas: música e um ótimo caminhão. É preciso um “parceiro” de trabalho para a vida toda!

Mas, qual o tipo certo de caminhão para o seu negócio? Vejamos os “parceiros”:

Modelo VUC

modelos de caminhão

É o caminhão mais indicado para trafegar em cidades. Possui largura de 2,2 metros e comprimento máximo de 6,3 metros. A carroceria tem capacidade para 3 toneladas.

Toco

modelo de caminhão

Este caminhão tem capacidade de 6 toneladas, e peso bruto de 16 toneladas. É um caminhão de eixos simples, sendo um na frente e outro na traseira. Possui 14 metros de comprimento. Permite ainda transportar carga seca ou basculante (caçamba).

Truck

modelo de caminhão

Já o caminhão truck, ao contrário do toco, possui eixo duplo na carroceria (dois eixos juntos) – o que lhe permite transportar muito mais carga e também obter muito mais desempenho. Isto porque um desses eixos, na parte de trás, recebe força do motor. Sua capacidade é de 10 a 14 toneladas. Seu comprimento é de 14 metros.

Carretas

modelo de caminhão

Este tipo de caminhão possui o motor, as rodas de tração e a cabine, sendo que a outra parte do veículo com as rodas traseiras, é a parte que engata a carga. A parte motriz, ou seja, onde está o motor e a cabine, é chamada de “cavalo mecânico”.

O cavalo mecânico pode ser engatado a vários tipos de carga, conhecidas como “semi reboque“.

Existem ainda:

modelo de caminhão

  • O caminhão cavalo mecânico trucado (LS), que segue o mesmo padrão de eixo do cavalo mecânico, porém, com eixo duplo igual ao caminhão truck. Isto lhe permite carregar mais carga do que um caminhão carreta comum. O peso é igualmente distribuído em todas as rodas, fazendo com que cada uma sofra uma pressão menor no chão.
  • Caminhão carreta 2 eixos: este modelo de caminhão usa um cavalo mecânico e um semirreboque, sendo de 2 eixos cada um. O seu peso bruto salta para 33 toneladas e passa a ter 18,15 metros de comprimento.
  • Caminhão carreta 3 eixos: utiliza um cavalo mecânico com 2 eixos simples, além de um semirreboque de 3 eixos. Peso bruto de 41,5 toneladas e comprimento de 18, 15 metros.

 

Pesquise bem antes de comprar o seu caminhão. Esta é uma paixão que não se mede em comprimentos, nem se pesa em toneladas, mas que cresce a cada quilômetro, a cada trabalho concluído. Vale as histórias que você vai contar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *