Blog Layout

Dicas para comprar um caminhão usado

AVEP Brasil • mai. 08, 2017

Um dos sonhos de qualquer caminhoneiro é, com certeza, ter o seu próprio caminhão. Ter o veículo para chamar de seu.



Mas, infelizmente, sabemos que as condições não são sempre favoráveis. Valores altos, baixa remuneração para os trabalhadores são alguns dos fatores que atrapalham o sonho do caminhão próprio. Ao menos, com relação a um caminhão novo.


A solução para muitos é apelar para a compra de um veículo usado. Com valores mais baixos, a opção por um veículo já rodado é prática comum no mercado brasileiro, não somente entre os caminhoneiros, mas com os veículos de passeio principalmente.


A escolha por um veículo usado exige cuidados ainda maiores em comparação à aquisição de um novo. Valores baixos, estado de conservação, garantia de procedência, documentação e outros fatores devem ser bem observados para que não haja uma dor de cabeça indesejada.


Hoje, a AVEP Brasil traz algumas dicas para que você não entre em uma “furada”. Antes de adquirir um caminhão usado, leia o nosso texto:


Escolha bem o local


É importante saber de quem está comprando o caminhão. A primeira dica é, então, buscar lojas especializadas, com experiência de mercado. Acreditamos que uma empresa com tradição no mercado não irá arriscar a sua reputação vendendo caminhões problemáticos.


Avalie as condições do caminhão


Não é só porque é um veículo usado e mais barato que ele deve estar em condições inapropriadas para uso. Confira a parte externa e interna, veja como o antigo dono cuidava do veículo.


Alguns itens como o motor, por exemplo, devem ser testado para que você veja o seu funcionamento. Observar desgastes dos freios e pneus também é vital para a sua segurança. Uma sugestão é levar um mecânico de confiança para que avalie a parte mecânica do caminhão.


É importante que você saiba para qual tipo de serviço o caminhão era utilizado, assim, você poderá comparar o desgaste do veículo com a atividade exercida e escolher aquele que irá adaptar-se melhor ao seu trabalho.


Documentação


É importante que você saiba o que está comprando. Confira toda a documentação do caminhão, observe se o veículo não pertencia à empresa ou pessoas com alguma pendência, como dívidas, por exemplo. Problemas como esse podem arrastar um processo jurídico por longo tempo até que haja a liberação dos seus documentos.


Valores


Acredita-se que a vantagem, em questão financeira, do veículo usado é muito grande. Mas atente-se aos valores praticados, pesquise antes os preços consultando a tabela FIPE e compare os preços ofertados. Cuidado com valores muito abaixo do ofertado no mercado, afinal, tem aquele ditado de que “quando a esmola é demais, o santo desconfia.”.


Preços muito baixos podem significar um veículo em péssimas condições, fazendo que o gasto com manutenção seja tão alto que a economia na compra desfaça-se e torne uma dor de cabeça para você!


Esses foram alguns conselhos da AVEP Brasil para você que pretende adquirir o seu caminhão usado ou seminovo. É importante que você avalie as suas condições para a compra, não só as condições do caminhão. Colocar na balança e ver se o investimento não irá pesar no seu orçamento, por isso, atenção aos veículos em condições duvidosas e que exigem manutenção.


Faça uma boa pesquisa de mercado, converse com amigos e anote sugestões. Depois disso, com as nossas dicas em mente, temos certeza que você irá fazer a melhor escolha!


Gostou do nosso texto? Qual dica você daria para quem quer comprar um caminhão usado? Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos!


Fique tranquilo, aqui tem AVEP!

Share by: