Unânime em todas as pesquisas sobre gastos com os veículos (não somente caminhões), os combustíveis são apontados como dos principais “vilões” na economia veicular. Por vezes, vemos os motoristas tratarem uma simples ida aos postos como um “assalto à mão armada”. Os brasileiros, principalmente, já desistiram, em grande parte, de compreender os cálculos dos preços: sobe na refinaria, desce nas bombas, sobe nas bombas, desce nas refinarias…enfim, a gangorra dos preços não para e, sempre, sobra para o bolso dos consumidores.

Então, independente dos valores, o ideal é sempre economizar. A AVEP traz agora para vocês, dicas rápidas e práticas para a economia de combustível. Assim, você poderá rodar tranquilo, sem preocupar-se com a oscilação dos combustíveis.

Gastos com combustível

As transportadoras se contorcem para manterem um orçamento dentro da realidade financeira. Combustíveis são responsáveis por grande parte dos custos das empresas, chegando a responder por até 40% dos gastos. Então, a economia de combustível, reflete diretamente nos resultados das empresas.

Economize o seu combustível

As dicas que trazemos, ajudará não só a economia de empresas e transportadoras, mas também é uma mãozinha para que, você estradeiro, também economize e tenha um alívio no seu bolso. Afinal, quem é que não gosta de chegar ao fim do mês com “aquela folguinha” no orçamento?

Então, muita atenção a seguir e disciplina para adequar-se ao modo econômico que vamos apresentar:

Abandone velhos hábitos

Talvez essa seja a dica mais complicada. E por quê? Porque vamos falar da maneira como você vem dirigindo por anos!

O primeiro é hábito que você vai abandonar é deixar o caminhão descer na banguela. E sabemos que vocês fazem isso. A economia de descer com o veículo em ponto morto é uma farsa! Quando você está andando com seu caminhão na banguela, você está gastando diesel, SIM! Pense com a gente: quando o veículo está engatado, o seu próprio peso irá gerar a potência necessária. O que significa: gasto nulo!

Cuidado com a marcha

A troca de marchas feita com o motor com a rotação alta demais significa um gasto elevado e desnecessário de combustível. Para auxiliar o motorista, algumas fabricantes estão disponibilizando nos seus veículos mais modernos, uma ferramenta útil para o controle das marchas. Uma faixa verde que integra o conta-giros auxilia o caminhoneiro, basta que ele se atente à faixa no tacômetro para medir a rotação perfeita e executar a troca de marcha.

Defletores de ar

Não é só um enfeite, podem acreditar.

A função de um defletor é diminuir a resistência do ar entre a cabine e a carreta, trazendo maior estabilidade e produzindo uma economia de combustível que pode chegar a até 7%.

Mantenha-se no eixo

Verificar sempre o alinhamento dos eixos da cabine e da carreta além de uma medida de segurança importante, permite extrair o melhor desempenho do caminhão, o que representará uma economia em combustível de até 3%.

Dicas finais

A AVEP preocupa-se com a tranquilidade dos amigos das estradas e associados. Lembrem-se sempre de procurar um profissional qualificado em casos que as dicas não surtam os efeitos esperados.

Além do que dizemos acima, é importante que o motorista tenha sempre uma direção responsável: dirigir respeitando o volume de carga permitido, manter-se sempre dentro dos limites de velocidade e manter, a mesma velocidade, constante. E, claro, o mais importante é a manutenção constante do seu caminhão.

Esquecemos de alguma dica? Vocês têm sugestões e/ou dúvidas? Comentem à vontade abaixo e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

E, caso você queira, além de economizar com os gastos de combustíveis, você pode ter outros benefícios e vantagens com a AVEP. Basta associar-se agora: http://conteudo.avepbrasil.com.br/simulacao-veiculo-pesado

Fique tranquilo, aqui tem AVEP!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *