Muito se fala sobre a importância da conservação e manutenção dos equipamentos e peças do seu caminhão. Revisões periódicas, dicas para aumento da vida útil de componentes e uso correto dos mesmos.

Mas, agora é hora de falar de uma das mais importantes peças do seu caminhão. Para muitos, ele é o coração do veículo.

Hoje vamos falar do motor. Como conservar e aumentar a vida útil desse componente vital.

A Avep Brasil preparou este conteúdo para que vocês saibam como lidar o coração do seu bruto! Vamos lá?

Boa leitura!

Primeiros cuidados

Qualquer veículo, ao sair da montadora, leva consigo um manual do usuário. É muito importante tê-lo contigo pois ninguém melhor para te orientar do que quem produziu o caminhão, certo?!

Mas, a gente sabe muitos jogam fora esses manuais. A dica é: nos sites das montadoras é comum encontrarmos esses manuais em versão PDF, então você pode ter uma cópia do manual do seu bruto.

A primeira dica de cuidado com seu caminhão, junto à posse do manual do fabricante, é realizar sempre manutenção preventiva. Além de evitar imprevistos e garantir uma viagem tranquila, as revisões periódicas auxiliam a economizar nos custos do veículo. Então, garanta a tranquilidade no volante e no bolso.

De olho no óleo diesel

Mais um motivo para você ter sempre em mãos o manual do fabricante (ou uma cópia) é consultar os prazos para trocas de óleo, filtro de ar e filtro de lubrificante diesel.

É importante que vocês saibam que o diesel brasileiro é considerado “pesado”, devido à alta taxa de enxofre. Por isso é bom ficar atento ao filtro de óleo, pois ele é responsável por evitar que o enxofre circule pelo motor e carbonize os anéis do motor. O ideal é uma troca de filtros a cada 5 mil quilômetros.

Purificadores de ar

Os purificadores de ar são de extrema importância para o funcionamento do motor. Os cuidados com esses componentes, além de vital, devem ser extremamente cautelosos.

Para a limpeza dos filtros, é recomendado que se retire um a um e bata, levemente, a parte de borracha no chão, assim, vai cair terra, detritos, poeira e qualquer coisa que tenha se prendido no filtro.

O uso de compressores de ar não é recomendado. Os filtros são feitos de componente semelhante ao papel, pouco ou quase nada resistente à água. Casa o compressor não esteja com seus filtros limpos, há possibilidade de ele expelir água sobre o purificador.

Recomenda-se que se limpe os purificadores a cada fim de viagem, principalmente se feita por estradas de terra.

Fique atento aos sinais

É importante que você confie a manutenção do seu caminhão aos profissionais qualificados das montadoras e/ou oficinas autorizadas. Se você não tem conhecimentos mecânicos suficientes, nada de tentar bancar o professor pardal.

O que você pode fazer para evitar imprevistos é estar atento aos sinais que seu caminhão dá quando há algo de errado. No painel dentro da sua boleia, você pode ver como está a temperatura do motor.

É bom também estar atento aos sons do seu veículo. Ouviu algum ruído anormal vindo do motor ou outro componente? Procure um mecânico de confiança ou um indicado pelo fabricante. Evite rodar com ruídos estranhos no veículo.

Atenção também ao desempenho do seu veículo. Está perdendo a potência ou consumindo óleo diesel em excesso? O seu caminhão está parecendo uma chaminé de tanta fumaça que está fazendo? Hora de levar seu caminhão ao mecânico.

Com essas dicas, você já pode preparar para fazer uma viagem tranquila. As últimas dicas que deixamos são: nada de fazer economia com relação à manutenção e conservação do seu veículo.

É mais vantajoso pagar um pouco a mais por produtos e serviços de procedência conhecida e qualidade garantida do que paga menos e correr o risco de ficar parado na estrada ou acontecer algum acidente por falhas mecânicas.

Você pode recorrer também ao Conselho Nacional de Retíficas de Motores (Conarem), uma entidade especializada em atender as necessidades do segmento de serviços para motores e conta com 350 empresas associadas, sendo 150 credenciadas na rede nacional de retíficas.

Com essas dicas, a AVEP Brasil garante que você fará uma viagem mais tranquila e segura.

Gostou do nosso artigo? Deixe sua opinião e dicas para que possamos trazer os melhores conteúdos para vocês!

Fique tranquilo, aqui tem AVEP!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *