Olá, amigos do volante!

Hoje a AVEP quer conversar com vocês sobre um acessório muito importante, não só para o seu caminhão, mas como também para aquilo que você está transportando.

A gente sempre se preocupa com os equipamentos mecânicos, com a nossa boleia e as coisas que nos cercam. Mas, e o que levamos atrás da cabine? Por que algumas pessoas acabam esquecendo-se de cuidar da carga e o compartimento que irá leva-la?

Vamos ter um cuidado maior com as cargas e, iremos falar hoje, sobre a importância da escolha bem feita das lonas!

Vamos lá?

A importância da lona

Há quem diga que para cada carga, uma lona. E isso é uma verdade que deveria ser passada a todos que se aventuram na boleia ou que desejam entrar para o mundo dos caminhões.

O tanto de modelo de lona disponível no mercado não é questão de estética, mas sim uma questão funcional. Se temos X modelos, cada um corresponde a uma determinada carga transportada.

A primeira utilização das lonas que nos vem à mente é a proteção da carga com relação ao clima e suas alterações e objetos externos. Mas será a única?

Por lei (artigo 231 do Código Brasileiro de Trânsito), qualquer resíduo que caia do caminhão é passível de penalidade e multa. Então, além da proteção à carga, o uso da lona é obrigatório para evitar perda de pontos na carteira.

Mas, agora que você entendeu o porquê do uso das lonas, que tal umas dicas de como escolher a melhor lona para o seu caminhão?

Veja as dicas AVEP:

Tamanho da lona

Bem, essa dica é bem óbvia. Você não compra uma roupa que não cubra o seu corpo, certo? A lona é a roupa de sua carreta.

Adquira uma lona que irá proteger a carga por inteira. Meça seu caminhão antes de ir à compra e evite que a carga fique pelo caminho ou aconteça algo a ela enquanto viaja.

Escolha o material correto da lona

Não é só porque você já sabe o tamanho da carreta, você irá comprar qualquer lona. Outro fator determinante para a escolha é o material da lona. E isso diz respeito ao tipo de carga que você irá transportar.

  • PVC: cargas de grãos, areia, pedra, cimento, carvão e adubo.
  • Algodão: para cargas mais secas como sacarias de farinha, café e açúcar.
  • Tela: mais usada para proteger a caçamba.

Qualidade da lona

Todo mundo quer ter sempre o melhor produto em mãos. E, se tratando de segurança, é vital que o equipamento seja de altíssimo nível. Ninguém vai querer usar uma lona que, em poucos meses de uso, ela comece a se desfazer, rasgar etc…

Procure por lonas que resistam às condições climáticas mais diversificadas, verifique se a lona é impermeável, para que não perca a sua carga na primeira chuva que acontecer. Observe, no ato da compra, o acabamento da lona, suas argolas e costuras. Evite dor de cabeça.

Cuide da sua lona

Além de escolher um bom produto, é importante que você tenha cuidados com a lona. O mau uso pode desgastá-la mais rápido e seu investimento terá sido em vão.

Cuidado ao fazer a limpeza da lona. Evite movimentos bruscos para não rasgá-la e também não utilize produtos químicos muito fortes.

Ao manusear a lona, cuidado onde está apoiando. Evite raspá-la em solos muito ásperos, colocá-la em locais molhados e sujos também nem pensar! Cuidado também com os materiais colocados sobre ela, como pedras e cantoneiras de metal, pode acabar rasgando a lona.

Com essas dicas, temos certeza que você saberá como escolher uma boa lona e fazer uma viagem sossegada!

Fique tranquilo, aqui tem AVEP!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *