Blog Layout

Caminhoneiro, como calcular o frete?

AVEP Brasil • abr. 03, 2017

Atualmente, como aponta a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), há mais de 500 mil transportadores no Brasil, com mais de 1 milhão e 300 mil veículos transportadores de carga no país.



Dessa forma, é possível dizer que o mercado de cargas e fretes nunca esteve tão aquecido no mercado nacional e, por isso mesmo, hoje já é possível que esses transportadores possam contar com diversas opções de aplicativos desenvolvidos para calcular o preço de fretes.


Durante muitos anos, um dos principais problemas para o caminhoneiro era ter um cálculo inteligente de cargas e fretes. Porém, com a ajuda da tecnologia, já contamos com aplicativos desenvolvidos exclusivamente para a função.


De forma geral, basta instalar esses aplicativos no smartphone para ter acesso às funções de cálculo de cargas e fretes, entre outras funcionalidades.


Quer saber mais sobre como fazer o cálculo de fretes rodoviários?

Veja abaixo:


Como calcular fretes e cargas?


Os aplicativos mais populares entre caminhoneiros do Brasil, contam com pelo menos 300 mil motoristas cadastrados nas plataformas.


Além de atuarem no Brasil, alguns atuam em outros países da América Latina, como, por exemplo, Argentina, Chile e Uruguai, dentre outros.


Para cadastrar nos aplicativos, geralmente, basta informar o nome, telefone, e-mail, cargo dentro da empresa, nome da empresa, CNPJ e o CEP da empresa. Algumas plataformas, além do cadastro, cobram mensalidades dos cadastrados.


Os programas para calcular frete podem ser instalados em smartphones com quaisquer sistemas, seja Android, iOS ou Windows Phone.


Alguns aplicativos contam com funcionalidades como monitoramento da localização do caminhoneiro, enquanto outros são voltados exclusivamente ao setor de mudanças e dispõem de facilidades no intermédio entre clientes e transportadores.

Cálculo de fretes e cargas para autônomos



Do total de registros emitidos na ANTT, mais de 400 mil são de caminhoneiros autônomos. Para os que se enquadram nessa categoria e desejam ter acesso aos aplicativos de cálculo de fretes e cargas, há aplicativos que exigem o cadastro da empresa para qual o transportador trabalha.


Tais aplicativos permitem o cadastro de caminhoneiros e transportadores autônomos, proporcionando diversos recursos e benefícios, além do cálculo de fretes e cargas, como rastreamento, mapas, cadastros gratuitos e muito mais.


IMPORTANTE: para o cálculo de fretes, é levado em consideração o peso da mercadoria e o espaço que ela ocupa, pedágios, Taxa de gerenciamento de risco (GRIS), Ad Valorem (seguro das mercadorias), Taxa de Restrição ao Trânsito (TRT), ICMS e Taxa de Despacho.


Apesar de todos os aplicativos existentes, falte aquele que dialogue com todas necessidades do caminhoneiro. Vocês, amigos da estrada, o que mais gostam nesses aplicativos e o que falta para que eles sejam 100% funcional para vocês?!


Deixe nos comentários suas sugestões e compartilhe com os amigos!

Share by: